Alexandre Nardoni, atualmente cumprindo pena em regime semiaberto, teve sua penalidade reduzida em 96 dias pela Justiça paulista. Ele foi condenado pelo homicídio de sua filha, Isabella Nardoni, em um crime que chocou o Brasil.
A tragédia ocorreu em 29 de março de 2008, quando Isabella, de 5 anos, foi jogada pela janela do sexto andar do edifício onde a família residia, na zona norte de São Paulo. Nardoni foi condenado a uma pena de 30 anos, 2 meses e 20 dias de prisão.
A redução da pena de Nardoni foi baseada em dois fatores, conforme a decisão proferida pela juíza Marcia de Castro. Primeiramente, o detento trabalhou durante 277 dias, no período entre maio de 2022 e julho de 2023, o que lhe rendeu a redução. Além disso, Nardoni obteve mais uma redução por ler o livro “Carta ao Pai”, escrito por Franz Kafka, em maio deste ano.
O livro “Carta ao Pai” é uma publicação póstuma de uma longa carta que Kafka escreveu para seu pai, Hermann Kafka, mas que nunca foi enviada. Na carta, o autor expressa sua mágoa em relação ao pai autoritário, a quem se refere como “tirano” e “Deus”.
Ao resenhar a obra (obrigação imposta a quem requer o direito à remição pela leitura), Nardoni disse que o “livro retrata o medo” que Kafka tinha do pai. “Essa história é o que acontece com diversas famílias nos tempos de hoje”, afirmou.
A remição — diminuição do tempo de duração da pena — é um direito assegurado pela legislação brasileira aos condenados e pode ocorrer mediante trabalho, estudo ou pela leitura. A cada três dias trabalhados ou 12 horas de frequência escolar, a pena pode ser reduzida em um dia. Cada obra lida permite a redução de quatro dias da pena (com o limite de 12 livros por ano).
Com informações do UOL.
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!