Os líderes de inovação dos escritórios de advocacia costumam falar sobre a “voz do cliente”, o que quer dizer que os advogados devem escutar os pontos problemáticos dos clientes para desenvolver soluções para eles. Mas o que acontece quando o cliente está em silêncio?
Pesquisas recentes sugerem que há uma espécie de quebra de comunicação entre escritórios de advocacia e clientes. De forma bastante direta, clientes desejam ter serviços jurídicos mais baratos, mas os escritórios é que determinam como fazer isso. Isso pode levá-los a buscar inovações que não se alinham com o que os clientes desejam.
Uma pesquisa com mais de 250 líderes de departamentos jurídicos norte-americanos apontou que os clientes estão mais interessados em maior redução de custos (58%).
Outra pesquisa mais modestas com 29 líderes de inovação dos escritórios disse que muitos clientes não exigem explicitamente que os consultores jurídicos busquem maneiras de mudar seus modelos de entrega, mas esperam que os escritórios de advocacia tragam suas idéias para eles.
A solução para a questão, de acordo com alguns líderes, era adotar uma abordagem de consultoria mais pró-ativa para seus clientes, que estão mais dispostos a discutir o que precisam dos escritórios, basta que haja perguntas. Eles, geralmente, precisam de ajuda para analisar novas tecnologias legais. (Com informações da Legaltech News.)