Professora formaliza divórcio e união estável em apenas uma hora

Data:

união estável de Luiza Brunet foi indeferida
Créditos: Zolnierek | iStock

A professora Leonildes de Cássia Assis de Sousa conseguiu, em aproximadamente uma hora, oficializar seu divórcio do ex-companheiro e registrar sua união estável com o atual parceiro, Herbete Oliveira, em atendimento judicial realizado entre as estações de Alto Alegre do Pindaré e Santa Inês, no Maranhão.

Leonildes já não convivia com o ex-companheiro desde 2010, mantendo acordos prévios sobre pensão e outros assuntos relacionados aos filhos. Com Herbete, convive desde 2014. Durante o atendimento, o divórcio foi formalizado pelo juiz Rodrigo Nina, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e pelo desembargador Nilo Ribeiro Filho, presidente do Núcleo, enquanto o ex-companheiro e o novo parceiro confirmaram os acordos via videoconferência.

Leonildes relatou a experiência como “uma novidade maravilhosa” e destacou a rapidez do atendimento:

“Nem tinha planos para isso e aconteceu, mas foi maravilhoso. Já saí com meu divórcio em mãos e já casei de novo, muito bom.”

O juiz Rodrigo Nina explicou que, muitas vezes, as pessoas chegam com foco em uma única questão, mas acabam resolvendo outras pendências simultaneamente:

“Aproveitam o atendimento e realizam mais de uma conciliação, às vezes com a mesma pessoa ou com pessoas diferentes.”

O desembargador Nilo Ribeiro Filho ressaltou a importância do atendimento judicial para promover a pacificação social e a solução consensual de conflitos:

“Essa conciliação é melhor do que a que vem do processo, porque não é determinada pelo juiz. A solução surge da própria vontade das partes, na medida em que entendem como conveniente e necessário.”

O atendimento permitiu que Leonildes resolvesse duas questões jurídicas distintas em um único atendimento, garantindo formalização rápida e segura de seus direitos civis.

(Com informações do TJMA)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo