Segunda Turma do STF referenda suspensão de condenação do ex-presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli

Data:

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, referendou a decisão do ministro Nunes Marques que suspendeu liminarmente a condenação imposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao ex-presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli. A condenação diz respeito ao pagamento de débito e multa na tomada de contas especial que investigou suposto superfaturamento na compra da refinaria de Pasadena (EUA).

Petróleo Brasileiro - Petrobras - MPF - STF
Créditos: simonmayer / iStock

A decisão foi tomada durante a sessão virtual finalizada em 11/12, no julgamento do referendo no Mandado de Segurança (MS) 37810. O TCU impôs a Gabrielli o pagamento solidário de US$ 79,9 milhões, referente ao débito, e uma multa individual de R$ 10 milhões. Os eventos relacionam-se à alegada autorização concedida por Gabrielli para que o ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, ofertasse um valor superior ao devido pela aquisição da refinaria.

O ministro Nunes Marques, relator do caso, reiterou os argumentos que embasaram a concessão da liminar. Destacou que a condenação teve como base principalmente uma delação premiada, sem apresentação de outras evidências. Ele ressaltou que a jurisprudência do STF é clara ao invalidar penalidades aplicadas exclusivamente com fundamento em delação premiada, sem a presença de provas mínimas que corroborem a acusação.

Segunda Turma do STF referenda suspensão de condenação do ex-presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli | Juristas
Brasília (DF), 30/06/2023 – O ministro Kássio Nunes Marques em sessão que retomou julgamento da ação pedindo a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A posição do ministro foi seguida pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e André Mendonça. No entanto, o ministro Edson Fachin votou contra o referendo da liminar, argumentando que não está claro se o TCU fundamentou sua decisão unicamente na delação premiada.

Com essa decisão da Segunda Turma, a suspensão da condenação de Sergio Gabrielli permanece, aguardando desdobramentos futuros no âmbito judicial.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.