STF declara inconstitucional dispositivo de lei estadual que prevê inclusão automática de recém-nascidos em plano de saúde

Data:

Salário-maternidade - bebê prematuro
Créditos: Pixelistanbul | iStock

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7428, declarando a inconstitucionalidade parcial da Lei estadual nº 5.980/2022, de Mato Grosso do Sul, que dispunha sobre a inclusão automática de recém-nascidos em tratamento terapêutico como dependentes nos planos de saúde dos pais.

A norma estadual impunha às operadoras de planos de saúde o dever de proceder à inclusão automática do bebê no contrato do titular, bem como a obrigação de informar aos responsáveis sobre a necessidade de inscrição do menor para que este tenha direito à isenção do período de carência.

Competência legislativa e repartição de poderes

O relator, ministro André Mendonça, fundamentou seu voto na competência legislativa exclusiva da União para legislar sobre direito civil e contratos, incluindo a matéria relativa aos contratos de seguros e planos de saúde. O ministro ressaltou que a inclusão automática prevista na lei estadual representa ingerência indevida no contrato celebrado entre as partes, afetando direitos e obrigações regulados pela legislação federal.

Quanto à regulação dos planos de saúde, o STF tem adotado entendimento híbrido: compete à União legislar sobre os aspectos relativos ao direito civil e aos contratos, enquanto aos Estados e Distrito Federal cabe legislar de forma complementar sobre temas relacionados à proteção do consumidor e à informação, desde que não haja conflito com normas federais.

Por essa razão, o Plenário manteve a validade do dispositivo da lei que obriga as operadoras de planos de saúde a informar os titulares acerca da necessidade de inscrição dos recém-nascidos como dependentes para fins de obtenção da isenção do período de carência.

Julgamento

A ADI 7428 foi julgada na sessão virtual concluída em 29 de agosto, com decisão unânime.

(Com informações do STJ por: Adriana Romeo/AS//CF)

 

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

OAB-ES demite advogada após divulgação de vídeo com manifestações políticas

A OAB-ES demitiu uma advogada de seu quadro de colaboradores após a divulgação de um vídeo com manifestações políticas gravado nas dependências da instituição. Em nota, a entidade reafirmou seu compromisso com a democracia e a liberdade de expressão, mas declarou não tolerar manifestações discriminatórias.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo