STJ veda penhora de bens de cônjuge avalista em regime de comunhão universal

Data:

STJ veda penhora de bens de cônjuge avalista em regime de comunhão universal | Juristas
Créditos: weRpix / Shutterstock

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que a execução de crédito concursal contra empresário individual em recuperação judicial não pode alcançar os bens do cônjuge que figure como avalista quando o casal é casado sob o regime de comunhão universal de bens. Para o colegiado, a comunhão total do patrimônio impede que o cônjuge seja tratado como garantia “externa” à recuperação judicial.

Segundo o entendimento firmado, a constrição de bens do cônjuge, nessas circunstâncias, atingiria o mesmo patrimônio destinado ao cumprimento do plano de recuperação, o que inviabilizaria a observância da ordem legal de pagamento dos credores.

Com base nesse raciocínio, o STJ negou provimento ao recurso interposto por uma credora do setor do agronegócio e manteve a decisão que impede a prática de atos expropriatórios sobre os bens do empresário individual e de sua esposa.

O caso envolve a execução de título extrajudicial fundada em nota promissória no valor aproximado de R$ 3,48 milhões. O devedor principal é empresário individual, cuja recuperação judicial foi deferida. A esposa também consta no título como avalista.

A execução havia sido suspensa na primeira instância em razão do processamento da recuperação judicial, decisão posteriormente mantida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Para o tribunal estadual, por se tratar de empresário individual, cuja responsabilidade é ilimitada, não há distinção entre os bens afetados à atividade empresarial e o patrimônio pessoal. Além disso, como a esposa é avalista e o casamento é regido pela comunhão universal de bens, os patrimônios se confundem, de modo que eventual expropriação burlaria o plano de recuperação e alteraria a ordem de pagamento dos credores concursais.

No recurso ao STJ, a credora sustentou que a suspensão da execução não poderia perdurar indefinidamente e argumentou que a jurisprudência admite o prosseguimento de execuções contra coobrigados, ainda que o devedor principal esteja em recuperação judicial. A defesa, por sua vez, destacou que, no regime de comunhão universal, qualquer penhora contra a esposa atingiria o patrimônio comum do casal, comprometendo bens destinados ao cumprimento do plano.

Relator do caso, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva ressaltou que o empresário individual não possui autonomia patrimonial em relação à pessoa física, inexistindo separação entre bens “da empresa” e bens “do indivíduo” para fins de execução. Segundo o ministro, não é possível isolar determinados bens para responder por obrigações empresariais, mantendo outros protegidos do pagamento das dívidas.

De acordo com o relator, sendo o crédito submetido à recuperação judicial, a execução não pode prosseguir nem contra o empresário individual, ainda que ele figure como avalista, sob pena de desvirtuar o regime do plano e gerar desequilíbrio entre os credores. O mesmo raciocínio se aplica à esposa avalista, já que a comunhão universal torna o patrimônio comum, impedindo a cobrança paralela.

“Na hipótese de o crédito estar sujeito à recuperação judicial, a execução não pode prosseguir contra o empresário individual, nem tampouco contra a sua pessoa física, ainda que na condição de avalista, pois atingirá o mesmo patrimônio que será empregado para o pagamento dos demais credores submetidos ao plano”, concluiu o ministro.

REsp 2.221.144.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM, com informações do Migalhas)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo