Câmara dos Deputados dos EUA aprova lei para banir o TikTok no país

Data:

TikTok - Rede Social
Créditos: HayDmitriy / Depositphotos

Nesta última quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou uma lei que poderá resultar no banimento do TikTok no país. O projeto determina que o aplicativo, controlado pela empresa chinesa ByteDance, precisa ter um novo proprietário nos EUA, caso contrário, será obrigado a encerrar suas operações no território americano.

Com amplo apoio bipartidário, o projeto de lei foi aprovado por 352 votos a 65 na Câmara. Para entrar em vigor, ainda precisa passar pelo Senado e ser sancionado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, que já havia expressado intenção de assinar a lei na semana anterior.

Motivação do Projeto

A legislação proposta, embora focada no TikTok, impacta outros aplicativos considerados controlados por adversários estrangeiros. A preocupação com a segurança nacional é o principal argumento por trás da proposta. Autoridades do governo alegam que a ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, representa um risco de segurança ao permitir que a China tenha acesso aos dados de usuários americanos.

Entre os principais pontos da lei estão:

  • Proibição da distribuição, manutenção ou fornecimento de serviços de hospedagem na internet para aplicativos controlados por adversários estrangeiros, como o TikTok;
  • Consideração como adversário estrangeiro qualquer aplicativo operado direta ou indiretamente pela ByteDance ou TikTok;
  • Exceções para aplicativos utilizados para publicar análises de produtos, negócios ou informações de viagens;
  • Autorização para o Departamento de Justiça investigar violações do projeto e fazer cumprir suas disposições, com penalidades civis para entidades infratoras.

Resposta do TikTok

A ByteDance, controladora do TikTok, nega veementemente esse risco. Em um vídeo divulgado após a aprovação do projeto na Câmara, o presidente-executivo da rede social, Shou Chew, assegurou aos usuários americanos que a empresa está comprometida em manter seus dados seguros e a plataforma livre de manipulação externa.

Consequências da Lei

Se aprovada pelo Senado e sancionada por Biden, a ByteDance terá até seis meses para encontrar um comprador nos EUA, não relacionado à empresa chinesa. Caso não cumpra essa determinação ou não encontre um novo proprietário, o TikTok poderá ser removido das lojas de aplicativos da Apple e Google, App Store e Play Store, respectivamente. A justiça americana poderá punir as empresas que desobedecerem às novas regras contra o aplicativo chinês.

Histórico de Conflitos

O TikTok tem enfrentado pressão das autoridades americanas desde o governo Trump. Em 2020, Trump tentou proibir novos downloads do TikTok e planejava banir suas operações no país. No entanto, uma série de batalhas judiciais impediu a implementação dessa medida. Biden reverteu a decisão de Trump em 2021, mas determinou uma investigação sobre a forma como o aplicativo lida com os dados dos usuários.

Opiniões Divergentes

Trump, em entrevista à CNBC, afirmou que ainda considera o TikTok uma ameaça à segurança nacional, mas reconheceu que o banimento pode desagradar os jovens. Ele também sugeriu que a proibição beneficiaria a Meta, dona do Facebook e Instagram, empresa que ele considera como "inimiga do povo".

Com informações do CNN e G1.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.