TJSP determina que Datena e BAND paguem R$ 25 mil por informação falsa em reportagem

Data:

TV por assinatura - Sky Livre
Créditos: scyther5 / iStock

Na última sexta-feira (21), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação do apresentador José Luiz Datena e da Rede Bandeirantes em razão pela veiculação de reportagem que acusou injustamente um homem de fugir após atropelar uma garota de 13 anos em um acidente. A informação é do colunista Rogério Gentile do UOL.

Em maio de 2019, a reportagem do programa "Brasil Urgente" noticiou o acidente, que ocorreu na zona leste de São Paulo, e afirmou que o motorista João Cypriano transitava em alta velocidade e havia fugido do local, sem prestar socorro à vítima, que faleceu.

atropelamento
Créditos: Toa55 | iStock

As informações, no entanto, não eram verdadeiras. Vídeos anexados ao processo mostram que o motorista permaneceu no local do acidente, fato confirmado pelo inquérito policial, além disso, a perícia não constatou que o motorista estava em alta velocidade. "Cypriano não fugiu do local dos fatos após o acidente, presenciou todo o acontecimento, inclusive acionou o serviço de emergência para resgatar a vítima", afirmou à Justiça o advogado que representa o motorista que foi chamado de "covarde" na TV.

emissora de televisão (TV)
Créditos: batuhan toker / iStock

Datena e a Band disseram à Justiça que apenas buscaram "noticiar um fato relevante e de claro interesse público". "Todos os comentários tecidos pelos apresentadores e jornalistas da Band foram embasados nas informações recebidas por testemunhas e pelos agentes de segurança pública que estavam no local do acidente", disseram seus advogados à Justiça.

O apresentador e a emissora foram condenados em primeira e em segunda instâncias ao pagamento de uma indenização de R$ 25 mil ao motorista, valor que será acrescido de juros e correção monetária.

Atropelamento sem culpa não gera dever de indenizar
Créditos: Viorel Sima / Shutterstock.com

Segundo o desembargador Carlos Alberto de Salles, relator do processo no TJSP, "As imagens da própria reportagem mostram o motorista no local enquanto o resgate socorria a vítima, tratando-se, assim, de informação contrária à verdade dos fatos e de fácil verificação", concluiu.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!

Modelo de contrato de prestação de serviços de Delivery para Restaurantes e Lanchonetes

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de delivery, pela Contratada, para o transporte e entrega dos produtos alimentícios do Contratante aos seus clientes, conforme as especificações e necessidades do Contratante.