TJSP determina que Datena e BAND paguem R$ 25 mil por informação falsa em reportagem

Data:

TV por assinatura - Sky Livre
Créditos: scyther5 / iStock

Na última sexta-feira (21), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação do apresentador José Luiz Datena e da Rede Bandeirantes em razão pela veiculação de reportagem que acusou injustamente um homem de fugir após atropelar uma garota de 13 anos em um acidente. A informação é do colunista Rogério Gentile do UOL.

Em maio de 2019, a reportagem do programa "Brasil Urgente" noticiou o acidente, que ocorreu na zona leste de São Paulo, e afirmou que o motorista João Cypriano transitava em alta velocidade e havia fugido do local, sem prestar socorro à vítima, que faleceu.

atropelamento
Créditos: Toa55 | iStock

As informações, no entanto, não eram verdadeiras. Vídeos anexados ao processo mostram que o motorista permaneceu no local do acidente, fato confirmado pelo inquérito policial, além disso, a perícia não constatou que o motorista estava em alta velocidade. "Cypriano não fugiu do local dos fatos após o acidente, presenciou todo o acontecimento, inclusive acionou o serviço de emergência para resgatar a vítima", afirmou à Justiça o advogado que representa o motorista que foi chamado de "covarde" na TV.

emissora de televisão (TV)
Créditos: batuhan toker / iStock

Datena e a Band disseram à Justiça que apenas buscaram "noticiar um fato relevante e de claro interesse público". "Todos os comentários tecidos pelos apresentadores e jornalistas da Band foram embasados nas informações recebidas por testemunhas e pelos agentes de segurança pública que estavam no local do acidente", disseram seus advogados à Justiça.

O apresentador e a emissora foram condenados em primeira e em segunda instâncias ao pagamento de uma indenização de R$ 25 mil ao motorista, valor que será acrescido de juros e correção monetária.

Atropelamento sem culpa não gera dever de indenizar
Créditos: Viorel Sima / Shutterstock.com

Segundo o desembargador Carlos Alberto de Salles, relator do processo no TJSP, "As imagens da própria reportagem mostram o motorista no local enquanto o resgate socorria a vítima, tratando-se, assim, de informação contrária à verdade dos fatos e de fácil verificação", concluiu.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.