TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

Data:

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.

Os réus enganavam pessoas por meio de um anúncio falso de emprego para motorista, exigindo dos candidatos a apresentação de CNH válida e cópias de documentos pessoais. Eles então emitiam um cartão de crédito pré-pago em nome do candidato, com saldo suficiente para cobrir a caução exigida pela locadora de veículos. As vítimas, após retirarem os veículos da locadora acreditando estar iniciando um emprego legítimo, entregavam os automóveis aos criminosos, que posteriormente os repassavam a organizações criminosas. Os veículos eram efetivamente roubados e os candidatos apenas percebiam o golpe quando a locadora entrava em contato dias depois.

O relator do recurso, desembargador Freitas Filho, reforçou a condenação com base nos relatos consistentes das vítimas e testemunhas, além de documentos apresentados, que confirmavam a repetição do esquema fraudulento por parte dos réus. Ele destacou que a organização não necessita de uma configuração perpétua para ser considerada uma associação criminosa, mas sim a colaboração continuada com o intuito de obter vantagens econômicas através de estelionato.

A decisão foi tomada de forma unânime, com os desembargadores Ivana David e Mens de Mello também participando do julgamento.

Apelação nº 1514229-37.2020.8.26.0050 

(Com informações do TJSP - Tribunal de Justiça de São Paulo)

omissão acidente
Créditos: thodonal | iStock
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.