TJSP mantém nulidade de reajustes em plano de saúde de casal

Data:

A 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu manter a sentença da 45ª Vara Cível da Capital, que declarou a nulidade dos reajustes aplicados no plano de saúde de um casal no ano de 2022, incluindo uma alteração por faixa etária.

Plano de saúde
Créditos: Zolnierek / iStock

De acordo com os autos do processo (1118202-41.2022.8.26.0100), os autores são beneficiários de um plano de saúde coletivo que sofreu um aumento de 22% nos valores em 2022, além de um reajuste por faixa etária de 131,73% para um dos cônjuges, que atingiu a idade de 59 anos. A sentença determinou que a empresa restituísse os valores pagos a mais e que realizasse os reajustes conforme os índices estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que eram de 15,5% e 42,2%, respectivamente.

O desembargador Pastorelo Kfouri, relator da apelação, destacou que, por se tratar de uma relação de consumo, caberia à empresa comprovar a legalidade dos reajustes, o que não foi devidamente demonstrado no processo. Assim, a decisão da 7ª Câmara de Direito Privado reforçou a nulidade dos reajustes aplicados no plano de saúde do casal.

Unimed Belo Horizonte
Créditos: AndreyPopov / iStock

"A operadora não se desincumbiu do ônus de demonstrar a pertinência do percentual aplicado, e restringiu-se a indicá-lo, sem comprovar documentalmente seus argumentos, o que demonstra aleatoriedade, a ensejar a referida abusividade do reajuste, além da violação do dever de informação preconizada na legislação do consumidor”, apontou o magistrado.

Ainda conforme Kfouri, o laudo pericial realizado nos autos constatou que os índices adotados pela operadora “não têm base atuarial para fundamentá-los, seja quanto aos reajustes por faixa etária, seja quanto ao reajuste anual”.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...