TRT3 mantém decisão favorável à Uber

Data:

Aplicativo de celular Uber
Créditos: Josie_Desmarais / iStock

A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), em Minas Gerais, negou recurso contra a decisão que julgou improcedente uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a plataforma de transporte Uber.

Na ação (0010531-94.2023.5.03.0111), o MPT acusou a empresa de praticar litigância predatória, buscando manipular a jurisprudência da Justiça do Trabalho ao oferecer acordos somente nos casos em que há possibilidade de reconhecimento de vínculo empregatício com os motoristas.

Na primeira instância, a juíza Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker, da 32ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, considerou a ação improcedente. Ela destacou que a conciliação é uma prática comum na Justiça do Trabalho e rejeitou a alegação de manipulação da jurisprudência. “Pontue-se que é absolutamente possível que, para um mesmo fato ou norma jurídica, haja interpretações diversas, a depender da convicção do julgador de primeira instância ou da turma para a qual o processo é distribuído. Trata-se de mero fruto da interpretação de quem julga, dado que não constitui ciência exata”, resumiu.

A decisão da 5ª Turma do TRT-3, confirmada por unanimidade, destacou a importância da celebração de acordos na Justiça do Trabalho, conforme ressaltado pelo relator do recurso, desembargador Marcos Penido de Oliveira. Para o Conjur, o advogado Rafael Alfredi de Matos, que representou a Uber, enfatizou que essa decisão oferece segurança jurídica às empresas para negociar acordos.

Com informações do Conjur.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...