TRT3 mantém decisão favorável à Uber

Data:

Aplicativo de celular Uber
Créditos: Josie_Desmarais / iStock

A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), em Minas Gerais, negou recurso contra a decisão que julgou improcedente uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a plataforma de transporte Uber.

Na ação (0010531-94.2023.5.03.0111), o MPT acusou a empresa de praticar litigância predatória, buscando manipular a jurisprudência da Justiça do Trabalho ao oferecer acordos somente nos casos em que há possibilidade de reconhecimento de vínculo empregatício com os motoristas.

Na primeira instância, a juíza Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker, da 32ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, considerou a ação improcedente. Ela destacou que a conciliação é uma prática comum na Justiça do Trabalho e rejeitou a alegação de manipulação da jurisprudência. “Pontue-se que é absolutamente possível que, para um mesmo fato ou norma jurídica, haja interpretações diversas, a depender da convicção do julgador de primeira instância ou da turma para a qual o processo é distribuído. Trata-se de mero fruto da interpretação de quem julga, dado que não constitui ciência exata”, resumiu.

A decisão da 5ª Turma do TRT-3, confirmada por unanimidade, destacou a importância da celebração de acordos na Justiça do Trabalho, conforme ressaltado pelo relator do recurso, desembargador Marcos Penido de Oliveira. Para o Conjur, o advogado Rafael Alfredi de Matos, que representou a Uber, enfatizou que essa decisão oferece segurança jurídica às empresas para negociar acordos.

Com informações do Conjur.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.