TSE mantém multa a eleitora por doação acima do limite legal

Data:

TSE mantém multa a eleitora por doação acima do limite legal | JuristasO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feira (28) a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que aplicou multa de R$ 5.118,47 a Priscila Silva Ribeiro por ter feito doação acima do limite legal para uma campanha nas eleições de 2022. A decisão foi unânime.

Inicialmente, a multa correspondia a R$ 10,2 mil — valor do excedente da doação —, mas foi reduzida pela metade pelo TRE-SP com base nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Priscila recorreu ao TSE alegando que seus rendimentos deveriam incluir os ganhos do marido, o que manteria a doação dentro do limite permitido. No entanto, o tribunal rejeitou o argumento, afirmando que a quantia doada superou 10% da renda bruta declarada por ela em 2021, ano anterior ao pleito.

Voto do relator

O ministro Floriano de Azevedo Marques, relator do caso, destacou que a lei eleitoral (artigo 23, §1º da Lei nº 9.504/97) limita as doações de pessoas físicas a 10% dos rendimentos brutos do ano anterior à eleição. Ele ressaltou que, conforme entendimento já consolidado pelo TSE, não se pode considerar patrimônio ou capacidade financeira para calcular esse limite — apenas a renda bruta individual do doador.

(Com informações do TSE)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Câmeras com IA identificam comportamentos suspeitos e reacendem debate sobre vigilância

Câmeras de monitoramento, tradicionalmente utilizadas para registrar ocorrências e...

Inteligência artificial amplia ataques cibernéticos e coloca empresas brasileiras na mira de grupos criminosos

O avanço da inteligência artificial generativa tem contribuído para o aumento e a sofisticação de ataques cibernéticos realizados por grupos criminosos. No Brasil, empresas e instituições passaram a figurar entre os alvos de operações de ransomware e roubo de dados. Além dos prejuízos financeiros, os ataques podem gerar responsabilidades relacionadas à proteção de dados pessoais e exigir comunicação à ANPD e aos titulares afetados.

Nova lei aumenta penas para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes na internet

A Lei 15.487/2026 endureceu as penas para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes, inclusive aqueles praticados pela internet ou com o uso de inteligência artificial. A norma elevou diversas penas, incluiu os crimes no rol dos hediondos, criou mecanismos de investigação digital, como as chamadas “rondas virtuais”, e ampliou a proteção psicológica e psicossocial às vítimas. A legislação também prevê aumento de pena quando houver uso de IA, deepfakes, redes sociais, aplicativos de mensagens ou jogos online para facilitar a prática criminosa.

Alemanha planeja reformar “minijobs” e ampliar contribuição previdenciária

A Alemanha avalia reformar o sistema de “minijobs”, modalidade de trabalho de curta jornada que atende cerca de 7 milhões de pessoas. Entre as propostas estão o fim da possibilidade de renunciar às contribuições previdenciárias e o aumento dos encargos pagos pelas empresas. Sindicatos defendem a mudança por considerarem o modelo precário, enquanto empregadores argumentam que os minijobs garantem flexibilidade ao mercado de trabalho. Estudantes e trabalhadores que dependem dessa modalidade temem redução da renda. O governo alemão ainda deverá definir os detalhes da reforma.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo