Unimed condenada a pagar tratamento quimioterápico para idoso de 79 Anos

Data:

unimed paulistanaA Justiça proferiu uma sentença condenando a Unimed do Estado de São Paulo após recusar o pagamento pelo tratamento quimioterápico de um idoso de 79 anos, diagnosticado com um tumor maligno gastrointestinal metastático.

A urgência do caso se justificava pela agressividade do tumor, que causa grande sofrimento ao paciente. "A empresa fez ouvidos moucos", declarou o advogado Jorge Laham, representante do idoso.

unimed plano de saúde
Créditos: yavdat / iStock

O juiz Sérgio da Costa Leite destacou que a recusa da Unimed não possuía justificativa válida, uma vez que o medicamento prescrito (Folfox associado a Nivolumabe) é aprovado pela Anvisa. O juiz enfatizou a obrigação da seguradora de fornecer os meios necessários para a obtenção da cura.

A Unimed foi condenada a cobrir o tratamento e a indenizar o idoso em R$ 10 mil por danos morais. A recusa gerou transtornos ao paciente, que teve que buscar auxílio judicial para assegurar seu direito. A Unimed ainda possui a opção de recorrer.

plano de saúde
Créditos: sudok1 | iStock

A defesa da empresa alegou que a recusa foi baseada na utilização "off label" do medicamento Nivolumabe, ou seja, fora das indicações homologadas na bula. A Unimed justificou que o câncer metastático do paciente não tem origem determinada, e o uso desse medicamento não é indicado pelo fabricante.

Além disso, a Unimed afirmou que decisões judiciais como essa colocam em risco suas atividades, visto que precisa arcar com custos dissociados do plano contratado. A empresa alega que tal prática inviabiliza sua operação ao estabelecer obrigações desproporcionais.

"É inviável a manutenção de uma operadora que, ao delimitar o valor do plano de saúde, considerou que teria de cobrir '100 tratamentos', e o Judiciário determina que ela cubra '1.000'."

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania: