Petição - Família - Ação de alimentos com pedido de alimentos provisórios

Data:

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO DE ALIMENTOS

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A impetrante é cônjuge do Requerido, pelo regime da comunhão parcial de bens, desde .... de .... de ...., como comprova a certidão do matrimônio que encontra-se anexa.

A vida dos cônjuges verificou-se sempre harmoniosa, até o presente ano, quando o Requerido começou a viver de maneira indigna, abandonando-se com regularidade do lar matrimonial, deixando de assumir com suas obrigações, até que, a pouco tempo, a Requisitante tomou conhecimento de que o mesmo já estava se envolvendo com outra mulher.

Falhando com suas responsabilidades de pai e marido, o Requerido não mais auxilia nos gastos da casa e do filho, ficando as contas sob o encargo da Requerente, que enfrenta graves problemas financeiros, não podendo assumir sozinha todas os seus gastos e dívidas.

DO DIREITO

Aplicam-se neste caso as disposições legais contidas nos arts. 1694 do novo Código Civil e Lei nº 5.478/68 (Lei de Alimentos).

DOS PEDIDOS

Do exposto é a presente para requerer a V. Exa. se digne mandar citar o Réu, ..........., no endereço constante desta inicial, com os benefícios das disposições do art. 172, § 2º, do Código de Processo Civil, para que arque com os termos da presente ação, oferecendo, caso queira, sua contestação no prazo designado pela lei.

Manifesta pela produção de todos os gêneros de prova admitidas em direito, sem restrição, além das já amparadas, e principalmente pelo testemunho pessoal do Requerido, que deverá ser considerado culpado, inclusive, nas custas do processo e honorários devidos pela incumbência.

Requer ainda que os alimentos transitórios sejam fixados em .... (valor por extenso), factível com os haveres do Réu e as exigências da Autora.

Dá-se a causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedeshttps://juristas.com.br/
Redator freelancer com 2 anos de experiência na área.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo - Defesa de Trânsito - Estacionar o Veículo - Artigo 181 CTB

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) DA SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO DE...

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa ao Teste do Bafômetro

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa...

Modelo - Petição Inicial - Rito Ordinário - Novo CPC

PETIÇÃO INICIAL – RITO ORDINÁRIO – MODELO BÁSICO –...

Modelo de Defesa de Autuação em Infração de Trânsito

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO JUNTA ADMINISTRATIVA DE...