Sistema de Custas Judiciais 3.0 e TJCalc serão implantadas pelo TJPB

Data:

tjpb
Créditos: Reprodução | Tribunal de Justiça da Paraíba

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB apresentou o Sistema de Custas Judiciais 3.0 e a Calculadora do Tribunal (TJCalc), ferramentas que auxiliarão o Poder Judiciário Estadual a se adaptar à exigência do novo CPC acerca do parcelamento e do desconto de despesas judiciais. Elas serão implantadas até a segunda quinzena de julho e contribuirão para desafogar a Contadoria Judicial, permitindo a emissão de guias de custas pelas próprias unidades judiciárias e pelos usuários externos.

A nova plataforma do Custas Judiciais integrava um dos principais projetos no Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça. A TJCalc servirá para calcular as custas finais e para atualizar o débito decorrente de decisão judicial (a partir de 1964).

O projeto para a criação das ferramentas se originou dentro do Comitê Orçamentário do Tribunal de Justiça. Juízes, servidores e advogados serão treinados para utilizá-las adequadamente.

De acordo com a juíza corregedora Silmary Queiroga, o Sistema de Custas Judiciais ainda será normatizado pela Corregedoria Geral de Justiça para orientar sobre o funcionamento e o procedimento.

“Nós temos, na Corregedoria, o Código de Normas Judicial e Extrajudicial. Nesse caso, as novas ferramentas deverão entrar nas orientações do Judicial, porque atendem à prestação de serviço na área jurisdicional. Nesse Código de Normas, a gente costuma trazer rotinas de trabalho, padronização, uniformização de gestão. E, essas ferramentas específicas vão fazer parte da rotina do magistrado na forma de permitir e acompanhar o parcelamento das custas”, explicou Silmary.

Fonte: TJPB

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Abril Azul: Conscientização e combate à discriminação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) está engajado na campanha Abril Azul, que visa sensibilizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição de neurodesenvolvimento que afeta principalmente a comunicação e a interação social. A campanha tem como meta a inclusão dos aproximadamente 2 milhões de brasileiros autistas e a luta contra os estigmas associados a esse transtorno, enfatizando a eliminação da discriminação.

Ministros do STJ confirmam presença no VI Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial da OAB-MT

Cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmaram presença no VI Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O evento, em parceria com a Comissão de Falência e Recuperação Judicial e a Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), promete ser um marco para o debate e a atualização sobre temas relevantes na área.

Lançamento do Livro "Direito Federal Brasileiro" em Homenagem aos Ministros do STJ

O Instituto Luiz Mario Moutinho e a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) promovem o lançamento do livro "Direito Federal Brasileiro", no próximo dia 4 de abril 2024. O evento acontece no auditório da ESMAPE - Escola Judicial de Pernambuco, das 17h às 19h.

Instituto Luiz Mário Moutinho e ESMAPE realizam em abril o 1º Seminário Pernambucano sobre Judicialização da Saúde Suplementar

O Instituto Luiz Mário Moutinho e a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), realizam no dia 5 de abril de 2024, o 1º Seminário Pernambucano sobre Judicialização da Saúde Suplementar. O evento, que tem como tema "A Judicialização da Saúde Suplementar: Segurança Jurídica e Sustentabilidade Econômica e Financeira do Sistema", acontece das 08h às 13h, na ESMAPE - Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n - Ilha Joana Bezerra, Recife - PE.