Fake news podem ser evitadas com certificado digital

Data:

O impacto das notícias falsas no mundo político e social é enorme.

certificado digital
Créditos: Juststock | iStock

Experimentamos nos últimos anos a influência das fake news na política, um fenômeno mundial que desacreditam os meios de comunicação e prejudicam reputações.

A certificação digital pode ser uma das formas de evitar a circulação dessas notícias. O diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Mauricio Balassiano, entende que os certificados digitais podem propiciar aos leitores dos veículos de comunicação a certeza de que a notícia é confiável e, portanto, verdadeira.

Para ele, “mais que isso, os veículos podem usar de forma impressa ou eletrônica a informação de que suas notícias são produzidas por profissionais que utilizam a certificação digital na inserção da notícia final, que será consumida por seus públicos”. Seria uma espécie de selo de segurança, como o utilizado em sites de compras e instituições bancárias.

Ele entende que, assim, o consumidor final seria capaz de analisar se a base de um noticiário é mais ou menos crível, se a notícia foi apurada e checada antes da publicação. O certificado digital funcionaria como a identidade digital do jornalista na internet. (Com informações do Primeira Hora.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.