MP-PR denuncia estudante da Mackenzie que aparece em vídeo ameaçando ‘matar a negraiada’

MP-PR denunciou estudante por prática ou incitação de discriminação ou preconceito de raça e cor.

mppr
Créditos: mikanaka | iStock

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ofereceu denúncia contra Pedro Bellintani Baleotti, o estudante de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por prática ou incitação de discriminação ou preconceito de raça e cor. O caso aconteceu em Londrina, no interior do Paraná, no ano passado.

A denúncia investiga um vídeo que circulou na internet onde Baleotti aparece dizendo “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer, vai morrer”. O vídeo teria sido gravado dentro do carro quando ele estava a caminho da votação do segundo turno das eleições, no final de outubro do ano passado.

Houve grande repercussão do vídeo, que gerou protestos na universidade em que o estudante cursava direito em São Paulo. Baleotti chegou a ser expulso da instituição mas foi reintegrado após decisão judicial.

Segundo o MP-PR, o estudante praticou racismo qualificado e cometeu o crime por intermédio de meios de comunicação social. “O denunciado, ao referir-se a cor das pessoas que estavam nas ruas do município, e insinuando o descontentamento em relação aos negros em geral, desconsiderou a importância do negro para a formação do Brasil”, diz o texto da denúncia.

Em entrevista à TV Globo Baleotti negou ser racista, preconceituoso e violento. Ele ainda pediu perdão para as pessoas citadas em seu “áudio completamente infeliz”. (Com informações do MSN.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Specify Instagram App ID and Instagram App Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Instagram Login to work