MP-PR denuncia estudante da Mackenzie que aparece em vídeo ameaçando ‘matar a negraiada’

211

MP-PR denunciou estudante por prática ou incitação de discriminação ou preconceito de raça e cor.

mppr
Créditos: mikanaka | iStock

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ofereceu denúncia contra Pedro Bellintani Baleotti, o estudante de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por prática ou incitação de discriminação ou preconceito de raça e cor. O caso aconteceu em Londrina, no interior do Paraná, no ano passado.

A denúncia investiga um vídeo que circulou na internet onde Baleotti aparece dizendo “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer, vai morrer”. O vídeo teria sido gravado dentro do carro quando ele estava a caminho da votação do segundo turno das eleições, no final de outubro do ano passado.

Houve grande repercussão do vídeo, que gerou protestos na universidade em que o estudante cursava direito em São Paulo. Baleotti chegou a ser expulso da instituição mas foi reintegrado após decisão judicial.

Segundo o MP-PR, o estudante praticou racismo qualificado e cometeu o crime por intermédio de meios de comunicação social. “O denunciado, ao referir-se a cor das pessoas que estavam nas ruas do município, e insinuando o descontentamento em relação aos negros em geral, desconsiderou a importância do negro para a formação do Brasil”, diz o texto da denúncia.

Em entrevista à TV Globo Baleotti negou ser racista, preconceituoso e violento. Ele ainda pediu perdão para as pessoas citadas em seu “áudio completamente infeliz”. (Com informações do MSN.)

DEIXE UMA RESPOSTA