Receita estimula declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Receita Federal disciplina regras da DCTF para pessoas jurídicas inativas
Créditos: Shutterstock.com /
Rawpixel.com

A Receita Federal tem estimulado a utilização da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. A medida visa simplificar e agilizar o preenchimento pelo contribuinte, não sendo mais necessário ter certificado digital para ter acesso ao formato on-line da declaração. A novidade estará disponível a partir de 25 de março.

A expectativa é que com a declaração pré-preenchida se reduza o número de declarações que caem na malha fina. Cerca de 500 mil contribuintes caem anualmente, em função de erros de digitação, nas informações prestadas, como a omissão de rendimentos.

A declaração pré-preenchida já traz as principais informações do contribuinte, que são fornecidas à Receita Federal pelas empresas, por bancos, médicos, dentistas, imobiliárias e outros contribuintes.

Também será possível, por meio de um sistema de procuração eletrônica disponível no sistema de atendimento da Receita Federal (e-CAC), recuperar as informações fiscais dos dependentes, que serão inseridas automaticamente na declaração pré-preenchida do contribuinte.

Para ter acesso à declaração pré-preenchida, o contribuinte não precisará mais possuir um certificado digital. Basta ter um cadastro no sistema unificado de sites do governo federal (gov.br). Em seguida, ele será submetido a um processo de verificação dupla de segurança para confirmar de que se trata mesmo do contribuinte.

Com informações do UOL.

 

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA