Decisão liminar da Justiça Federal determina reintegração de posse de empreendimento habitacional

Data:

Decisão liminar da Justiça Federal determina reintegração de posse de empreendimento habitacional | Juristas
Créditos: inxti / Shutterstock.com

Por determinação da 24ª Vara Federal da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), na última terça-feira (21), começou a ser cumprida por diligências da Polícia Militar (PM), a decisão liminar que concede reintegração de posse em favor da Caixa Econômica Federal contra invasores das obras do Residencial Cruzeiro, Empreendimento Habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, localizado na Estrada de Taquaritinga, s/n, Nova Palestina, Santa Cruz do Capibaribe /PE.

Segundo a decisão, as casas do empreendimento, ainda não finalizadas, começaram a ser invadidas no dia 29 de agosto por 50 pessoas e atualmente conta com cerca de 200 famílias que ocupam a área de aproximadamente 100 mil metros quadrados.

A Caixa Econômica Federal, autora da ação e administradora do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), relatou que o empreendimento estava programado para conclusão e entrega no final dezembro/2021, o que pode não ser concretizado em decorrência de possíveis danos e depredações que determinam regressão na evolução da obra, seja em razão dos inevitáveis serviços de reparos ou mesmo da paralisação das obras.

Dado o contexto acima, a 24ª Vara Federal de Pernambuco determinou a reintegração de posse em favor da Caixa Econômica Federal, a ser cumprida sob a coordenação de oficial de Justiça com a execução pela Polícia Federal (PF) e PM de Pernambuco. O planejamento da medida contará com a participação da CEF, CELPE, COMPESA, Prefeitura de Santa Cruz de Capibaribe, Conselho Tutelar, Ministério Público, dentre outros.

De acordo com informações da PM, na manhã do dia 21/09/2021 (terça-feira), durante cumprimento da decisão judicial no sentido de cortar a energia elétrica do Residencial por funcionários da CELPE, os policiais e guardas civis foram recebidos com pedradas pelos integrantes do grupo, sendo necessária a prisão de seis pessoas que foram encaminhadas para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe para as providências pertinentes.

Segundo o informativo da Justiça Federal em Pernambuco, diante dos relatos, o Juízo da 24ª Vara Federal de Pernambuco lamenta o ocorrido e destaca que não compactua com o uso da violência contra a Polícia Militar de Pernambuco, a quem presta apoio e solidariedade por manter-se no cumprimento da decisão judicial.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.

Homem pagará pensão mesmo com DNA negativo até fim do processo de paternidade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu que um homem registrado como pai, embora não seja o genitor biológico de uma criança, deve continuar pagando pensão alimentícia até que uma sentença reconheça formalmente a ausência de paternidade. A decisão destaca que, mesmo com um exame de DNA negativo, a obrigação alimentar não é automaticamente suspensa.

Farmácia de manipulação em Arapiraca-AL obtém autorização para comercializar remédios à base de cannabis

A 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta quarta-feira (13), autorização para uma farmácia de manipulação em Arapiraca-AL comercializar remédios à base de cannabis. O juiz Manoel Cavalcante determinou que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de aplicar sanções administrativas.

Livelo é condenada por não creditar pontos a consumidor após promoção

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 4ª Vara Cível de Sorocaba, proferida pelo juiz Marcos José Corrêa, que condenou a empresa de benefícios Livelo S/A a contabilizar os pontos acumulados por um cliente após uma compra promocional e a indenizá-lo por danos morais devido à recusa no crédito do benefício. O valor da reparação foi reduzido para R$ 5 mil, e o colegiado também determinou o pagamento de R$ 374 a título de danos materiais.