STJ diz que “País do Futebol” é uma expressão que não pode ser registrada como marca

Data:

stj
Créditos: Wavebreakmedia | iStock

A 3ª Turma do STJ entendeu que a expressão “País do Futebol” é uma expressão genérica de uso corriqueiro e, por isso, não é passível de registro como marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A empresa Canal Kids, que presta serviços de propaganda televisiva e impressa, se apresentava como detentora do registro da marca e recorreu da decisão do TRF-2 que suspendeu o registro a pedido da agência PBC Comunicação, do Publicis Groupe. O questionamento sobre a validade do registro ocorreu após a Canal Kids cobrar o direito de uso sobre a expressão da PBC.

Os ministros do STJ mantiveram o entendimento do TRF2 por entender que a expressão é de domínio público, está “difundida e arraigada” no imaginário popular. Com a decisão, a Canal Kids perde o registro da marca. (Com informações do Jota.Info.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.