Corregedorias de tribunais terão plataforma customizada para tramitação processual

Data:

tramitação processual
Créditos: simpson33 | iStock

O CNJ está desenvolvendo um sistema eletrônico customizado de tramitação processual em parceria com as corregedorias dos tribunais para atender o rito do segmento. O PJeCor começará a ser implantado em julho, como projeto piloto, no TJRN.

O corregedor nacional de justiça, Humberto Martins, disse que a medida é “importante para garantir a integralidade de atuação das corregedorias de todo o Judiciário brasileiro. Eles passarão a ter um instrumento próprio, específico, e que uniformizará a tramitação dos processos”. Ele também destaca o ganho em transparência e eficiência para o judiciário.

Para o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Bráulio Gusmão, a receptividade é boa, existindo até lista de espera para participação no projeto piloto: “Os tribunais entenderam que o objetivo primário do programa que é dar uma visão de um Judiciário único”.

O PJeCor terá funcionalidades exclusivas e feitas justamente para atender as demandas das corregedorias da Justiça. Para Gusmão, “a falta de uniformização gera conflitos estatísticos graves que dificultam a própria elaboração de políticas públicas efetivas”. Por isso, considera o projeto audacioso, que “vai ao encontro das Metas do Judiciário, de oferecer um serviço mais transparente, mais eficiente e mais ágil para a população”.

Em outubro, a equipe de desenvolvedores do projeto estima que o projeto se tornará obrigatório, junto com uma proposta de meta de implantação em todo o País.  

Após o teste pelo TJ-RN, local onde a plataforma está sendo desenvolvida, os próximos tribunais são Paraná, Pernambuco, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, TRT-9 e TRF-1. 

(Com informações do Conselho Nacional de Justiça)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Brasil edita norma federal (Lei 14.852/2024) regulamentando “GAMES”

Se você tem um filho(a) entre 05 (cinco) e 16 (dezesseis) anos, com absoluta certeza você já se desesperou com a utilização excessiva de “games” pelo mesmo. O vicio nestes joguinhos é um problema social.

Aulão Solidário de Direito Agrário e Aplicado ao Agronegócio Beneficia o Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa inovadora, grandes nomes do Direito Agrário e do agronegócio se reunirão para um aulão solidário no próximo sábado, dia 11 de maio, das 13h30 às 19h00. O evento, que ocorrerá online com transmissão via TV Agrarista UBAU no YouTube, promete ser uma oportunidade única de aprendizado e solidariedade.

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.