TJ mantém internação em hospital de custódia para homem que desferiu 30 facadas no pai

Data:

HDI Seguros
Créditos: Chalirmpoj Pimpisarn / iStock

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em matéria sob a relatoria do desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, decidiu manter a medida de segurança de internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, pelo prazo mínimo de 1 ano, a homem que desferiu 30 facadas contra o próprio pai em Florianópolis (SC). Depois da denúncia pela tentativa de homicídio qualificado, o homem teve sentença de absolvição imprópria em função da sua inimputabilidade, conforme exame de insanidade mental.

A denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apontou que, durante uma noite de setembro de 2018, o homem atacou seu pai, que estava a caminho do banho, com uma faca. Depois de receber 30 golpes, a vítima conseguiu abrigo em outro cômodo do apartamento até a chegada da Polícia Militar. Para o órgão ministerial, o crime foi cometido por meio cruel e de modo que impossibilitou a defesa da vítima, pega de surpresa.

Indignado com a medida, o homem recorreu ao TJSC. Requereu a reforma da sentença no sentido de reconhecer a desistência voluntária do delito, bem como a aplicação de medida de segurança na forma de tratamento ambulatorial em substituição à internação. Para o relator, "a desistência voluntária não implicaria absolvição do denunciado, uma vez que ele responderia pelos atos já praticados, nos termos do artigo 15 do Código Penal, tampouco isenção de pena".

O laudo de sanidade mental atestou que o acusado tem distúrbio psiquiátrico denominado de esquizofrenia paranoide. "Desse modo, em que pese os argumentos da defesa, no sentido de que o tratamento ambulatorial se mostra mais adequado, uma vez que (nome do réu) já esteve internado em hospital psiquiátrico, sendo-lhe concedida alta médica e encontrando-se no momento em tratamento ambulatorial, o qual vem se mostrando eficaz, vê-se que trata-se de documentação produzida unilateralmente e, por consequência, inapta a desqualificar o teor do laudo produzido em juízo, bem como a afastar a aplicação da medida de internação", concluiu o relator.

A sessão foi presidida pelo desembargador Ernani Guetten de Almeida e dela também participaram os desembargadores Júlio César Machado Ferreira de Melo e Getúlio Corrêa. A decisão foi unânime.

Apelação Criminal: 0014022-24.2018.8.24.0023

(Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...