Os aplicativos de mensagens Telegram e Signal estão tendo um aumento repentino na demanda. O crescimento acontece logo após ser divulgada pelo WhatsApp uma mensagem sobre a atualização de sua política de privacidade e informando que a partir de 8 de fevereiro o mensageiro compartilhará dados com as empresas parceiras do Facebook. As mudanças foram anunciadas na ultima quarta-feira (6).
Com a mudança, o WhatsApp passa a compartilhar com os parceiros do Facebook informações como o endereço IP do usuário, dados pessoais como o número de telefone, atividades realizadas no serviço, incluindo como interage com outras contas e empresas, foto de perfil, informações como o “visto por último” dos status, além de sua lista de contatos.
Alguns ativistas de privacidade classificaram a medida como “aceite nossa coleta de dados ou saia” no Twitter, e sugeriram que os usuários mudassem para aplicativos como Signal e Telegram. De acordo com a empresa de análise de dados Sensor Tower o Telegram em dois dias obteve quase 2,2 milhões de downloads.
A popularidade do Signal disparou na quinta-feira, depois de ser endossado por Elon Musk, que tem uma das contas mais seguidas no Twitter, e pelo chefe da plataforma, Jack Dorsey. Mais de 100 mil usuários instalaram o Signal nas lojas de aplicativos da Apple e do Google nos últimos dois dias.
Vale ressaltar, como lembrou o site de tecnologia XDA Developers, que esses dados já eram compartilhados entre o WhatsApp e o Facebook desde a última publicação dos termos de serviços, em julho do ano passado. Porém, naquela ocasião, o usuário podia escolher não ter as suas informações distribuídas por aí, o que não acontecerá mais.
Agora, o WhatsApp determina que os termos devem ser aceitos até fevereiro para continuar usando o mensageiro. A plataforma também dá a opção de apagar a conta no WhatsApp, caso não concorde com a política de privacidade.
Com informações do Techtudo e XDA Developers.
Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas – www.arjuristas.com.br. Entre em contato através de email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000