Evento acontecerá no dia 25 durante webinar que contará com Fabrício Soler, sócio da área Ambiental do Felsberg Advogados
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realiza, no próximo dia 25 o webinar “Ecoparques”, com a presença de especialistas na área de gestão de resíduos sólidos urbanos. No evento será lançada a proposta de normalização para Ecoparques e debatido o programa para regulamentar o adequado manuseio, tratamentos, beneficiamentos, segregação, reciclagem, geração de composto orgânico e energia e destinação final ambientalmente adequados no Brasil.
Fabrício Soler, sócio da área Ambiental do Felsberg Advogados, especialista em Direito Ambiental, Direito dos Resíduos, Saneamento, Infraestrutura e Sustentabilidade falará sobre o “Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e atribuições dos agentes do ciclo de vida dos produtos” durante o evento.
Participam da live, Mario William Esper, presidente da ABNT; Luis Felipe Dornfeld Colturato, especialista em Resíduos e Biogás pelo projeto GEF Biogás Brasil e consultor da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO); Fabricio Soler, professor, consultor Jurídico do projeto GEF Biogás Brasil pela UNIDO, e Consultor Jurídico da CNI; Bruno Igel, Managing Director da Wise S.A; Luiz Carlos Busato, coordenador da Comissão Especial da ABNT responsável pela norma ABNT “NBR 16849 – Resíduos sólidos urbanos para fins energéticos — Requisitos”; Thiago Carvalho Pinto, CEO e fundador da Eureciclo; Pedro Ronald Maranhão Braga Borges, secretário nacional do Ministério do Desenvolvimento Regional; Mauren Lazzaretti, presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) e secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso.
Estarão em debate o “Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e atribuições dos agentes do ciclo de vida dos produtos” , “Apoio ao setor privado com a modernização da nova ABNT”, “O que é um ecoparque? O que entra e o que sai?”, “Transformação de sucatas plásticas que saem do ecoparque até se transformarem em produto final para uso do consumidor”, “Transformação de resíduos urbanos e industriais em combustíveis para fornos industriais”, “Economia Circular e Logística Reversa: quanto já atingimos hoje e perspectivas de crescimento” e “A importância dos créditos de reciclagem na logística reversa”.
Ecoparques têm em seu escopo coleta urbana, classificação de resíduos, aterros sanitários, cadeia específica de resíduo de construção civil e de resíduos de serviços da saúde, destinação (descarte) e aterros de resíduos. De modo geral, é onde se destina e se trata resíduos sólidos urbanos (RSU). É o local onde o material deve ser preparado e na primeira etapa deve passar por um tratamento mecânico, onde é gerado o CDR e os recicláveis. Depois, os finos orgânicos podem ir para secagem, biodigestão, compostagem ou mecanização.
A ABNT, em parceria com a Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente), está trabalhando em um plano para elaborar normas para cada uma dessas etapas. Além disso, o convênio firmado recentemente com a Abema tem o objetivo de fazer uma força-tarefa para atualizar e elaborar novas normas referentes aos setores de meio ambiente, resíduos e saneamento.
Serviço
Webinar – Ecoparques
Data- 25 de fevereiro de 2021
Horário: 16h
Inscrição – https://www.sympla.com.br/webinar-ecoparques__1125186
Acesso- Canal da ABNT no YouTube