Lei que altera Estatuto da Advocacia publicada foi na sexta-feira (3) com vetos de Bolsonaro

Data:

Lei que altera Estatuto da Advocacia publicada foi na sexta-feira (3) com vetos de Bolsonaro | Juristas
Autor-Celsopupo
Jair Bolsonaro - Rio de Janeiro, Brazil - may 06, 2019:

Foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (3) a sanção pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, da Lei 14.365, de 2022, que faz uma série de mudanças no Estatuto da Advocacia e nos códigos de processos Penal e Civil.

A norma sancionada com 12 vetos, altera as Leis nº 8.906, de 4 de julho de 1994 (Estatuto da Advocacia), e 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), e o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), para incluir disposições sobre a atividade privativa de advogado, a fiscalização, a competência, as prerrogativas, as sociedades de advogados, o advogado associado, os honorários advocatícios, os limites de impedimentos ao exercício da advocacia e a suspensão de prazo no processo penal.

oab
Créditos: psisa | iStock

A lei deixa claro que são atividade próprias de advogadas e advogados a atuação em processo administrativo e legislativo e na produção de normas. Conforme a nova norma, consultoria e assessoria jurídicas podem ser exercidas de modo verbal ou por escrito, independente de outorga de mandato ou de formalização por contrato de honorários.

A norma veda a delação premiada contra clientes, estabelece a competência exclusiva da OAB para fiscalizar o exercício profissional e o recebimento de honorários e regulamenta a figura do advogado associado, assegurando a autonomia contratual interna dos escritórios de advocacia. A lei prevê férias aos profissionais que atuam na área penal, suspendendo os prazos processuais penais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.

Lei que altera Estatuto da Advocacia publicada foi na sexta-feira (3) com vetos de Bolsonaro | Juristas
Business people handshake, sitting at the table.

Entre os vetos aplicados pelo presidente estão o veto à nova modalidade de busca e apreensão em escritórios, novas hipóteses de sustentação oral, tributação dos escritórios de advocacia e estrutura da OAB.

Confira a íntegra da lei aqui.

Com informações do Portal da Imprensa Nacional.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.