Ações de prevenção à violência contra a mulher no Carnaval

Data:

Tribunal de Justiça do Rio terá plantão para atender mulheres no carnaval
Créditos: Filipe Frazão / Shutterstock.com

Durante o Carnaval 2023, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais se uniu à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para divulgar faixas informativas em locais estratégicos, visando prevenir a violência contra a mulher, o assédio e a importunação.

As frases a serem divulgadas incluem "Diga não à violência contra a mulher!" e "Carnaval sem violência contra a mulher", entre outras. Todas as faixas contêm um número telefônico para denúncias. Até o momento, diversas faixas já foram instaladas, e a previsão é de que todas estejam afixadas nos pontos escolhidos pela prefeitura até sábado (18/2).

A desembargadora Evangelina Castilho Duarte, superintendente da Comsiv, sugeriu a colocação das faixas na rota dos blocos e próximo aos banheiros químicos, locais onde a maioria das aglomerações e casos de violência ocorrem. A intenção da parceria com a PBH foi conscientizar as pessoas sobre a importância de denunciar casos de violência, assédio e importunação, lembrando que as providências necessárias serão tomadas para proteger as vítimas.

No fim de janeiro, o TJMG sediou uma reunião com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, da Belotur e da BHTrans para alinhar ações a serem adotadas durante o Carnaval na capital mineira. A Comsiv/TJMG tem, entre outras atribuições, a de elaborar sugestões para aprimorar a estrutura do Poder Judiciário na área de combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher. Com a parceria com a PBH, a Comsiv espera conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir a violência contra a mulher durante o Carnaval.

cantor Roberto Carlos
Créditos: Africa Studio / Shutterstock.com

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.