Fonágil realiza segunda rodada de oficinas para promover inovação nos Juizados Especiais

Data:

Lênio Streck
Créditos: G-stockstudio | iStock

No último dia 5 de maio, ocorreu de forma virtual a segunda rodada de oficinas do Fonágil, um projeto nacional que busca a colaboração coletiva para solucionar desafios enfrentados pelos Juizados Especiais. Magistrados de todo o país se reuniram para participar do evento.

O Fonágil foi criado como parte do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) e tem como objetivo identificar problemas, desenvolver soluções e elaborar protótipos por meio da aplicação de abordagens inovadoras, como o Design Thinking e métodos ágeis, visando implementar mudanças positivas nos Juizados Especiais.

As oficinas foram conduzidas por facilitadores dos laboratórios de inovação Aurora, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT); Gênesis, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO); Ideias, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); UAILab, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); e JudLab, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Três grupos de magistrados, representando todas as regiões do país, participaram de uma imersão colaborativa, trocando impressões e feedbacks entre si. Após uma sessão para estimular o desenvolvimento de diversas ideias, cada grupo selecionou uma ideia principal que orientará os trabalhos na próxima oficina.

Os facilitadores incentivaram a criatividade dos participantes, criando um ambiente livre de barreiras para que pudessem sugerir todo tipo de ideia visando solucionar os desafios propostos. Como resultado, um representante de cada grupo apresentou o que foi desenvolvido na oficina, estimulando a troca de ideias e feedbacks.

A juíza Ana Luiza Câmara, coordenadora geral dos Juizados Especiais do TJPE, considerou as atividades muito proveitosas. Ela destacou a participação, colaboração e entusiasmo dos colegas de todo o Brasil, contribuindo com ideias e soluções para os desafios enfrentados pelos Juizados.

A magistrada ressaltou a abordagem colaborativa, integrada e divertida, conduzida pelos laboratórios de inovação, e acredita que esse seja o caminho para encontrar soluções que melhorem a prestação jurisdicional dos Juizados Especiais.

Após as oficinas, cada grupo apresentará seu protótipo durante o 51º Fonaje, que será sediado pelo TJSC de 24 a 26 de maio. Durante o evento, uma proposta será escolhida para ser implementada como projeto-piloto em um tribunal estadual, com potencial para ser replicada em âmbito nacional.

(Com informações do TJMG- Tribunal de Justiça de Minas Gerais)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo