Livro celebra a década de atuação do ministro Moura Ribeiro no STJ

Data:

Embargos à Arrematação
Créditos: AndreyPopov / iStock

No dia 26 próximo, o Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se tornará o cenário do lançamento de uma obra especial: “Liber Amicorum: uma homenagem aos dez anos do ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro no STJ.” O evento está programado para acontecer das 18h30 às 21h.

O livro reúne 51 artigos, escritos por 82 autores notáveis. Entre eles, destacam-se ministros renomados como Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ministros do STJ como Nancy Andrighi, João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Mauro Campbell Marques, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis Junior, Assusete Magalhães, Rogerio Schietti Cruz, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e o ministro aposentado Nefi Cordeiro.

Superior Tribunal de Justiça - STJ
Créditos: diegograndi / Depositphotos

A coordenação dessa obra foi realizada por Aline Gomes Caselato, Eronides A. R. Santos, Felipe Herdem Lima e Wilson Furtado Roberto. As organizadoras são Daniella Gheler Zampietro e Juliana Garcia Grubba. O lançamento contará com a presença da prefaciadora do livro, a desembargadora Maria Olívia Pinto Esteves Alves, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Os textos presentes neste livro extraordinário são inspirados nas decisões paradigmáticas do ministro Moura Ribeiro em diversas áreas do direito, abrangendo desde o direito empresarial, autoral, do consumidor, civil, de família, penal até os direitos humanos.

Trajetória do Ministro

Natural de Santos (SP), o ministro Moura Ribeiro possui mestrado e doutorado em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e é pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Ele integra o STJ desde 2013 e atualmente faz parte da Segunda Seção, Terceira Turma e Comissão de Regimento Interno. Além disso, é autor de diversas obras e artigos acadêmicos e leciona em cursos de graduação e pós-graduação em direito em São Paulo e Brasília.

Em 2020, Moura Ribeiro foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento à sua atuação na defesa dos princípios do capitalismo humanista.

Livro celebra a década de atuação do ministro Moura Ribeiro no STJ | Juristas
Crédito: artisteer / istock

Um de seus julgados recentes que teve grande impacto no meio jurídico foi o REsp 1.943.335, onde a Terceira Turma estabeleceu que, em caso de perda total, a indenização do seguro corresponderá ao valor integral da apólice se o valor do bem no momento do sinistro não for menor.

Em outro caso (processo sob segredo de Justiça), a turma seguiu o entendimento do ministro de que é possível ajuizar uma ação de alimentos, mesmo após um acordo extrajudicial, se considerar que o valor da pensão não atende aos interesses do alimentando.

Com informações do Superior Tribunal de Justiça (STJ)


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo