Pena de Alexandre Nardoni reduzida em 96 dias por leitura de livro e trabalho na prisão

Data:

Pena de Alexandre Nardoni reduzida em 96 dias por leitura de livro e trabalho na prisão | Juristas
Autor: photographee.eu / Depositphotos

Alexandre Nardoni, atualmente cumprindo pena em regime semiaberto, teve sua penalidade reduzida em 96 dias pela Justiça paulista. Ele foi condenado pelo homicídio de sua filha, Isabella Nardoni, em um crime que chocou o Brasil.

A tragédia ocorreu em 29 de março de 2008, quando Isabella, de 5 anos, foi jogada pela janela do sexto andar do edifício onde a família residia, na zona norte de São Paulo. Nardoni foi condenado a uma pena de 30 anos, 2 meses e 20 dias de prisão.

A redução da pena de Nardoni foi baseada em dois fatores, conforme a decisão proferida pela juíza Marcia de Castro. Primeiramente, o detento trabalhou durante 277 dias, no período entre maio de 2022 e julho de 2023, o que lhe rendeu a redução. Além disso, Nardoni obteve mais uma redução por ler o livro “Carta ao Pai”, escrito por Franz Kafka, em maio deste ano.

Pena de Alexandre Nardoni reduzida em 96 dias por leitura de livro e trabalho na prisão | Juristas
Créditos: Anelina/Shutterstock.com

O livro “Carta ao Pai” é uma publicação póstuma de uma longa carta que Kafka escreveu para seu pai, Hermann Kafka, mas que nunca foi enviada. Na carta, o autor expressa sua mágoa em relação ao pai autoritário, a quem se refere como “tirano” e “Deus”.

Ao resenhar a obra (obrigação imposta a quem requer o direito à remição pela leitura), Nardoni disse que o “livro retrata o medo” que Kafka tinha do pai. “Essa história é o que acontece com diversas famílias nos tempos de hoje”, afirmou.

Rejeitado recurso que alegava suspeição de todo um tribunal federal
Créditos: Piotr Adamowicz / Shutterstock.com

A remição — diminuição do tempo de duração da pena — é um direito assegurado pela legislação brasileira aos condenados e pode ocorrer mediante trabalho, estudo ou pela leitura. A cada três dias trabalhados ou 12 horas de frequência escolar, a pena pode ser reduzida em um dia. Cada obra lida permite a redução de quatro dias da pena (com o limite de 12 livros por ano).

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por falha na prevenção ao ‘golpe da maquininha’”

A 2ª Turma Recursal do Distrito Federal manteve a condenação do BRB e da Cartão BRB para ressarcir consumidor vítima do “golpe da maquininha”. O colegiado entendeu que a autenticação por chip e senha não afasta a responsabilidade objetiva das instituições financeiras por fraudes de terceiros, conforme a Súmula 479 do STJ, especialmente quando há movimentações anormais sem atuação preventiva do banco.

Ministério da Justiça abre processo administrativo contra site de revenda de ingressos por supostas irregularidades

A Senacon instaurou processo administrativo contra a Viagogo por suspeita de induzir consumidores a acreditar que a plataforma é um canal oficial de venda de ingressos. O órgão determinou que o site informe de forma clara que atua na revenda de ingressos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A investigação também apura possíveis falhas na identificação de vendedores, rastreabilidade das operações e práticas relacionadas ao cambismo digital.

STJ decide que perdas e danos em substituição à adjudicação compulsória não prescrevem

A Terceira Turma do STJ decidiu que a indenização por perdas e danos decorrente da impossibilidade de outorga da escritura definitiva em ação de adjudicação compulsória não está sujeita à prescrição. O colegiado entendeu que a reparação substitui a obrigação original de transferir o imóvel e, por isso, mantém a mesma natureza imprescritível da pretensão à adjudicação compulsória.

Recuperação judicial exige equilíbrio para preservar empresas e credores, diz Marcello Perino

A recuperação judicial é um mecanismo importante para preservar empresas viáveis, mas deve ser conduzida com equilíbrio entre a continuidade da atividade econômica e a proteção dos credores. Para Marcello Perino, a adoção de critérios técnicos e a análise rigorosa da viabilidade dos planos são essenciais para garantir a efetividade do processo e a segurança jurídica.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo