Um jovem de 19 anos foi detido no último domingo (22) durante o vestibular de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, localizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A prisão ocorreu após a fiscal da sala perceber comportamento suspeito do candidato, que estava usando um aparelho celular para acessar a inteligência artificial do ChatGPT e colar durante a prova.
De acordo com informações da Polícia Civil de São Paulo, o jovem olhava repetidamente para baixo e mexia em um aparelho durante o exame. Suspeitando da atitude do candidato, a fiscal se aproximou e constatou que ele estava fazendo uso de um celular, aparentemente para buscar respostas no ChatGPT.
Confrontado, ele alegou que estava passando mal e tentou esconder o aparelho, mas não conseguiu. Ele admitiu que estava com dois celulares: um foi confiscado pela fiscal e o outro estava dentro da mochila.
Além de usar o ChatGPT para auxiliar na redação, o vestibulando também trocou mensagens com outra pessoa que o ajudou a responder parte das questões. A utilização de tecnologia para obter vantagem em provas e vestibulares é considerada uma conduta antiética e ilegal, visto que compromete a integridade do processo seletivo.
O jovem, preso por fraudes em certames de interesse público, foi solto após pagar R$ 2,6 mil de fiança.
Em nota, a Fundação Vunesp, órgão responsável pela aplicação da prova, informou que o candidato foi desclassificado do processo seletivo, e garantiu que os demais participantes não foram prejudicados.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa não se manifestou e a identidade do jovem não foi divulgada.
Com informações do UOL
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!