Jovem é preso em SP por usar celular para acessar o ChatGPT e colar em Vestibular de Medicina

Data:

ChatGPT para Advogados
Créditos: Irrmago / Depositphotos

Um jovem de 19 anos foi detido no último domingo (22) durante o vestibular de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, localizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A prisão ocorreu após a fiscal da sala perceber comportamento suspeito do candidato, que estava usando um aparelho celular para acessar a inteligência artificial do ChatGPT e colar durante a prova.

De acordo com informações da Polícia Civil de São Paulo, o jovem olhava repetidamente para baixo e mexia em um aparelho durante o exame. Suspeitando da atitude do candidato, a fiscal se aproximou e constatou que ele estava fazendo uso de um celular, aparentemente para buscar respostas no ChatGPT.

concurso interno
Créditos: A. and I. Kruk/Shutterstock.com

Confrontado, ele alegou que estava passando mal e tentou esconder o aparelho, mas não conseguiu. Ele admitiu que estava com dois celulares: um foi confiscado pela fiscal e o outro estava dentro da mochila.

Além de usar o ChatGPT para auxiliar na redação, o vestibulando também trocou mensagens com outra pessoa que o ajudou a responder parte das questões. A utilização de tecnologia para obter vantagem em provas e vestibulares é considerada uma conduta antiética e ilegal, visto que compromete a integridade do processo seletivo.

concurso público
Créditos: Tevarak | iStock

O jovem, preso por fraudes em certames de interesse público, foi solto após pagar R$ 2,6 mil de fiança.

Em nota, a Fundação Vunesp, órgão responsável pela aplicação da prova, informou que o candidato foi desclassificado do processo seletivo, e garantiu que os demais participantes não foram prejudicados.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa não se manifestou e a identidade do jovem não foi divulgada.

Com informações do UOL


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

 

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.