STF cassa decisão do STJ sobre compartilhamento de dados do Coaf

Data:

STF cassa decisão do STJ sobre compartilhamento de dados do Coaf | Juristas
Brasília (DF) 21/06/2023 Cristiano Zanin; sabatinado para cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que havia considerado ilegais os relatórios de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), requisitados diretamente pela polícia sem prévia autorização judicial. A medida foi tomada no âmbito da Reclamação (RCL) 61944.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) moveu a reclamação, questionando a decisão do STJ que acolheu um recurso em habeas corpus apresentado pela defesa de uma dirigente da Cerpa Cervejaria Paraense S.A., de Belém, investigada por suposta lavagem de dinheiro.

Cervejaria
Créditos: maroti / Depositphotos

O STJ havia entendido que o compartilhamento de dados entre a autoridade policial e o Coaf, mesmo sem autorização judicial, era válido, desde que iniciado pelo órgão de inteligência e não pela polícia.

O ministro Zanin, ao acolher o pedido, fundamentou sua decisão no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1055941, que tratava do tema com repercussão geral (Tema 990). O STF, na ocasião, validou o compartilhamento de dados do Coaf sem a necessidade de prévia autorização judicial, quando emitidos espontaneamente ou por solicitação de órgãos para fins criminais.

Zanin ressaltou que a interpretação feita pelo STJ não está alinhada com o entendimento do Supremo, e, ao cassar a decisão, determinou que outra seja adotada pelo STJ segundo a posição do STF sobre a matéria.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

IA no Judiciário – Agilidade e Inovação Legal

Descubra como a Inteligência Artificial no Poder Judiciário está revolucionando a eficiência e a inovação nas decisões legais.

Classe 25 INPI: o que é e para que serve

Descubra a importância da Classe 25 INPI no registro de marcas de vestuário e acessórios e como ela pode proteger seus produtos.

Registro de Marca Precisa de Advogado? Saiba Mais!

Descubra se um registro de marca precisa de advogado e como esse processo pode influenciar a proteção do seu negócio no Brasil.

Registro de Marca no Brasil: Veja os Custos

Descubra quanto custa registrar uma marca no Brasil e os passos essenciais para proteger seu negócio no mercado nacional.