STF autoriza abertura de inquérito contra deputado André Janones a pedido da PGR

Data:

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizou a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suspeita de envolvimento no crime conhecido como “rachadinha”.

STF - Luiz Fux
Créditos: STF

A decisão de Fux destaca que a abertura do inquérito é um procedimento formal que permite a regular tramitação da investigação proposta pela PGR. No entanto, ressalta que esse ato não implica em juízo conclusivo sobre a procedência ou improcedência dos indícios de autoria, ou materialidade atribuídos ao parlamentar.

O pedido da PGR foi fundamentado em um áudio divulgado na semana passada, no qual Janones teria sugerido que servidores de seu gabinete repassassem parte de seus salários para custear despesas de campanha.

STF autoriza abertura de inquérito contra deputado André Janones a pedido da PGR | Juristas
O deputado federal (Avante-MG), André Janones
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Além da autorização para a abertura do inquérito, o ministro Fux também concedeu permissão para que a Polícia Federal realize diligências solicitadas pela PGR. No prazo de 60 dias, a PF estará autorizada a colher depoimentos não apenas do deputado Janones, mas também de seus assessores e ex-assessores, buscando reunir todos os elementos relacionados aos fatos em questão.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Voo Atrasado: O Que Fazer e Seus Direitos

Voo Atrasado: O Que Fazer e Seus Direitos Viajar de...

Empresa condenada por uso indevido de marca registrada

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que uma empresa cessasse a venda de roupas que utilizavam indevidamente uma marca registrada por outra empresa do mesmo segmento.

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.