TSE divulga calendário de eleições suplementares para 2024

Data:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as oito datas para a realização das eleições suplementares em 2024, conforme estabelecido na Portaria n° 881/2023. O calendário, acessível ao público no site da Corte, contempla os seguintes dias: 14 de janeiro, 4 de fevereiro, 3 de março, 7 de abril, 28 de abril, 9 de junho, 10 de novembro e 1º de dezembro.

Justiça Eleitoral trabalha para desenvolver nova urna eletrônica, que terá o voto impresso / votação eletrônica
Créditos: dimitrius ramos /

Segundo a Portaria, nas eleições majoritárias, caso nenhuma candidatura atinja a maioria de votos conforme os critérios do artigo 2º, parágrafo 1º, e do artigo 3º, parágrafo 2º, da Lei nº 9.504/1997, um novo pleito será agendado para um domingo determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após consulta prévia ao TSE. O horário das eleições suplementares será das 8h às 17h, seguindo o horário local.

A Portaria destaca que as prerrogativas da transferência temporária de eleitores, conforme o Capítulo IV da Resolução TSE nº 23.669/2021, serão aplicáveis nas eventuais eleições suplementares federais, estaduais e municipais, com abrangência conforme a modalidade da eleição.

Necessidade de novas eleições

TSE
TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Autor BrendaRochaBlossom _Depositphotos_477863100_S

A convocação de eleições suplementares ocorre quando candidatos eleitos nos pleitos ordinários têm o registro de candidatura indeferido ou são cassados por delitos eleitorais. O parágrafo 3º do artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que a decisão da Justiça Eleitoral que resulta no indeferimento do registro, cassação do diploma ou perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta a realização de novas eleições após o trânsito em julgado, independentemente do número de votos anulados.

A convocação de eleições suplementares segue as regras estabelecidas pela Resolução TSE nº 23.280/2010. Respeitando o calendário divulgado pelo TSE, são os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que convocam os novos pleitos e aprovam as instruções correspondentes. O processo busca garantir a regularidade do processo eleitoral e a representatividade democrática nos cargos majoritários.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.