Evento no Congresso Nacional marca defesa da democracia um ano após atos antidemocráticos de 8/1

Data:

Evento no Congresso Nacional marca defesa da democracia um ano após atos antidemocráticos de 8/1 | Juristas
Democracia Inabalada
Brasília-DF 08/01/2024
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Nesta segunda-feira (8), os chefes do três poderes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do STF, ministro Luís Roberto Barroso e do senado, senador Rodrigo Pacheco, participaram de um evento no Congresso Nacional em defesa da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito. O evento assinala um ano dos atos antidemocráticos de 8/1/2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

O presidente Lula afirmou que a tentativa de golpe frustrada resultaria em caos social, econômico e institucional, destacando a importância de cuidar diariamente da democracia. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, celebrou a união dos Três Poderes em defesa da democracia e defendeu a regulamentação das redes sociais para combater a desinformação.

Barroso destacou a importância de renovar a crença na democracia, na harmonia entre os Poderes e na boa-fé, elementos indispensáveis para um país melhor. Ele enfatizou que a liberdade de expressão e a participação na vida pública são fundamentais numa democracia, mas alertou que comportamentos destrutivos não contribuem para o avanço civilizatório.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, salientou que o evento é uma reafirmação da democracia brasileira, repudiando inimigos que utilizam desinformação para disseminar ódio.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a inegociabilidade da democracia, repudiando autoritarismo, fascismo e barbárie. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, ressaltou a necessidade de responsabilização penal pelos atos de violência contra a democracia, independentemente da origem social dos responsáveis.

Com informações da Agência Brasil.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.

Mantida condenação de mulher por estelionato

A 8ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão da 21ª Vara Criminal da Capital, proferida pela juíza Luciane Jabur Mouchaloite Figueiredo, que condenou uma mulher por estelionato. A pena foi fixada em dois anos e seis meses de reclusão em regime semiaberto.