Evento no Congresso Nacional marca defesa da democracia um ano após atos antidemocráticos de 8/1

Data:

Evento no Congresso Nacional marca defesa da democracia um ano após atos antidemocráticos de 8/1 | Juristas
Democracia Inabalada
Brasília-DF 08/01/2024
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Nesta segunda-feira (8), os chefes do três poderes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do STF, ministro Luís Roberto Barroso e do senado, senador Rodrigo Pacheco, participaram de um evento no Congresso Nacional em defesa da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito. O evento assinala um ano dos atos antidemocráticos de 8/1/2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

O presidente Lula afirmou que a tentativa de golpe frustrada resultaria em caos social, econômico e institucional, destacando a importância de cuidar diariamente da democracia. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, celebrou a união dos Três Poderes em defesa da democracia e defendeu a regulamentação das redes sociais para combater a desinformação.

Barroso destacou a importância de renovar a crença na democracia, na harmonia entre os Poderes e na boa-fé, elementos indispensáveis para um país melhor. Ele enfatizou que a liberdade de expressão e a participação na vida pública são fundamentais numa democracia, mas alertou que comportamentos destrutivos não contribuem para o avanço civilizatório.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, salientou que o evento é uma reafirmação da democracia brasileira, repudiando inimigos que utilizam desinformação para disseminar ódio.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a inegociabilidade da democracia, repudiando autoritarismo, fascismo e barbárie. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, ressaltou a necessidade de responsabilização penal pelos atos de violência contra a democracia, independentemente da origem social dos responsáveis.

Com informações da Agência Brasil.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.