STF autoriza participação de governador sob investigação em evento na China

Data:

ministro edson fachinO ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que o governador do Acre, Gladson Cameli, participe do Brasil China Meeting, marcado para ocorrer entre os dias 10 e 13 de janeiro de 2024 em Shenzhen e Hong Kong, na China.

Gladson Cameli está sob investigação no âmbito da Operação Ptolomeu, com denúncia já apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo Ministério Público Federal. As acusações incluem corrupção passiva, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação e formação e pertencimento a organização criminosa, entre outros crimes. O STJ impôs medidas cautelares, como a proibição de viagens internacionais, porém, o STF autorizou sua participação no evento na China.

STF autoriza participação de governador sob investigação em evento na China | Juristas
Mapa da China na Terra nas cores nacionais — Fotografia de Stock
New
Remover fundo
Salvar
Compartilhar
Amostra
New
Mapa da China na Terra nas cores nacionais
Autor: maxxyustas / depositphotos

Fachin ressaltou que as medidas cautelares não incluem o afastamento do cargo de governador, o qual envolve missões que demandam deslocamento internacional. Diante da natureza profissional da viagem, com uma palestra agendada no evento, o ministro considerou que não há razões para negar a autorização.

O ministro destacou que, em setembro de 2023, o STJ já havia autorizado Cameli a viajar aos Estados Unidos, e desde então, não ocorreu nenhum fato relevante que justificasse a recusa. Como parte da decisão, Fachin determinou que o governador devolva imediatamente o passaporte após o retorno da viagem. A autorização para a viagem foi concedida por meio do Habeas Corpus (HC) 236039, com validade até 15/01.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.