STJ reafirma que recuperação extrajudicial não impede cobrança de credores fora do acordo

Data:

Consórcio
Créditos: Number1411 / Shutterstock.com

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça reafirmou o entendimento de que a recuperação extrajudicial não produz efeitos em relação a credores que não aderiram ao plano apresentado pela empresa devedora. Nesses casos, tanto a novação das dívidas quanto a suspensão de ações e execuções se restringem apenas aos participantes do acordo.

Com base nessa orientação já consolidada, o colegiado negou provimento ao recurso especial de uma empresa do setor de mineração e fertilizantes, reforçando que credores dissidentes mantêm o direito de cobrar seus créditos de forma independente das condições estabelecidas no plano.

No caso analisado, a empresa havia firmado acordo com parte de seus credores e buscava estender os efeitos da recuperação extrajudicial àqueles que não participaram da negociação. A alegação era de que, após a homologação judicial, as dívidas teriam sido novadas, o que justificaria a suspensão de uma execução baseada em título extrajudicial referente a serviços de engenharia.

Em primeira instância, o juízo reconheceu a submissão do crédito ao plano, ainda que a credora não tivesse aderido, determinando apenas a suspensão da execução. No entanto, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reformou a decisão ao concluir que a novação, na recuperação extrajudicial, não alcança credores não participantes, autorizando o prosseguimento da cobrança.

Ao recorrer ao STJ, a empresa sustentou que, conforme a Lei 11.101/2005, todos os créditos existentes na data do pedido deveriam ser abrangidos pelo plano, independentemente de adesão individual.

Relator do caso, o ministro Humberto Martins destacou que a jurisprudência da corte é firme no sentido de que os efeitos da recuperação extrajudicial não podem ser estendidos a credores que não participaram do acordo. Segundo ele, nesse modelo, a negociação ocorre diretamente entre devedor e credores, com menor intervenção judicial, o que limita o alcance do plano.

O ministro também ressaltou que a legislação estabelece limites claros. O artigo 161, parágrafo 4º, prevê que o pedido de homologação não suspende ações ou execuções de credores não sujeitos ao plano, enquanto o artigo 163 determina que apenas os créditos incluídos podem ser modificados.

Dessa forma, a turma concluiu que não há fundamento para impedir a continuidade da execução movida pela credora não aderente, mantendo a decisão das instâncias anteriores.

Leia o acórdão no REsp 2.234.939.

Processo: REsp 2234939

(Com informações do STJ)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo