Júri absolve réu acusado de vingança contra genro

Data:

Modelo de Defesa Preliminar
Créditos: Vladimir Cetinski / iStock

O Tribunal do Júri da Comarca de Irecê/BA absolveu réu denunciado pela suposta prática dos crimes de tentativa de homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado, bem como porte ilegal de arma de fogo, em razão de fatos ocorridos na zona rural do município.

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), o acusado teria praticado tentativa de homicídio qualificado (art. 121, §2º, incisos III e IV, c/c art. 14, II, do Código Penal), além de sequestro e cárcere privado (art. 148, §2º, do CP) e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (art. 14 da Lei 10.826/03), ao conduzir o genro até uma área de roça, onde o teria rendido mediante emprego de faca e arma de fogo, amarrado e agredido.

Conforme a peça acusatória, a conduta teria sido motivada por vingança, após o denunciado tomar conhecimento de que a vítima praticava violência doméstica contra a própria esposa — filha do réu — à época grávida.

A sentença de pronúncia reconheceu a materialidade delitiva e a existência de indícios suficientes de autoria, submetendo o acusado a julgamento pelo Tribunal do Júri, decisão posteriormente mantida pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

Teses em plenário

Em sessão plenária, a vítima afirmou ter sido levada de automóvel até a zona rural, onde, sob ameaça, foi obrigada a deitar-se no chão. Relatou que teve as mãos amarradas, sofreu agressões físicas — incluindo socos, coronhadas e golpes com faca — e que o acusado teria ameaçado atear fogo em seu corpo com o uso de pneus. Sustentou, ainda, que as agressões prosseguiram diante de trabalhadores rurais, os quais teriam sido intimidados pelo réu.

Assistido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), o acusado admitiu as agressões físicas, reconhecendo ter levado consigo uma faca de açougue e um chicote. Contudo, negou portar arma de fogo e refutou a intenção de matar.

Em seu interrogatório, declarou que agiu com o propósito de repreender o genro após confirmar que este teria agredido sua filha grávida, mantido relacionamento extraconjugal e se apropriado de valores destinados ao enxoval do nascituro. Sustentou que, caso tivesse intenção homicida, teria consumado o delito no local, não havendo qualquer impedimento para tanto.

A defesa, ao que se depreende do resultado, buscou afastar o elemento subjetivo do tipo referente à tentativa de homicídio, sustentando ausência de animus necandi, além de questionar a configuração dos demais delitos imputados.

Decisão do Conselho de Sentença

Submetidos os quesitos à votação, os jurados integrantes do Conselho de Sentença rejeitaram as teses acusatórias, absolvendo o réu das imputações formuladas na denúncia.

Com a decisão soberana do Tribunal do Júri, restou afastada a responsabilidade penal do acusado pelos fatos narrados, nos termos do art. 5º, XXXVIII, da Constituição Federal, que assegura a soberania dos veredictos.

Processo nº: 0004278-34.2016.8.05.0110.

Veja aqui a sentença.

(Com informações do Migalhas)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

PGE-MA recorre contra nomeação judicial de candidata eliminada em concurso para delegada

A PGE-MA recorreu ao TJ-MA contra decisão que determinou a nomeação de candidata eliminada na primeira fase de concurso para delegada. O Estado sustenta a validade da cláusula de barreira prevista no edital e aponta risco de violação à isonomia entre os candidatos caso a decisão seja mantida.

Tinder processa startup portuguesa por suposta violação de propriedade intelectual

O Tinder ajuizou ação no Tribunal da Propriedade Intelectual de Lisboa contra a responsável pela startup portuguesa Swipeless, alegando possível violação de direitos de propriedade intelectual. A empresa norte-americana também apresentou recurso de 30 mil euros relacionado à disputa. A Swipeless promovia encontros presenciais entre desconhecidos como alternativa aos aplicativos tradicionais de relacionamento.

Resumos de IA do Google podem reduzir tráfego da Wikipédia, aponta estudo

Estudo preliminar da Universidade de Washington indica que os resumos produzidos pelo recurso AI Overview, do Google, podem estar associados à redução do tráfego direcionado à Wikipédia em inglês. A ferramenta apresenta respostas geradas por inteligência artificial diretamente nos resultados das pesquisas, o que pode diminuir a necessidade de acesso aos sites de origem. Como a pesquisa ainda não passou por revisão por pares, os resultados permanecem preliminares.

“Faraó dos Bitcoins” depõe à Justiça sobre suposto esquema envolvendo criptomoedas

Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó dos Bitcoins”, e sua esposa, Mirelis Zerpa, prestaram depoimentos à Justiça sobre o esquema financeiro investigado pelas autoridades. Segundo as investigações, o casal teria movimentado mais de R$ 38 bilhões e deixado cerca de 77 mil vítimas. Uma carteira de criptomoedas com valor bilionário está sob custódia da Polícia Federal, e Glaidson seria o único a possuir a senha de acesso. Os depoimentos também revelaram divergências entre as versões apresentadas pelo casal sobre o destino dos recursos.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo