Petição - Família - Arrolamento sumário pelos filhos da de cujus - Único imóvel

Data:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA.... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....

......................... (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ....; .... (qualificação), residente e domiciliada na Rua .... nº ....; e .... (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ...., vêm, por seu advogado infra-assinado (mandato incluso, doc. ....), com escritório na Rua .... nº ...., onde recebe intimações e notificações, requerer a abertura de

ARROLAMENTO SUMÁRIO

dos bens legados por ...., com base nos arts. 1031 a 1038 do Código de Processo Civil, de acordo seguintes termos:

DA DE CUJUS

Conforme demonstra Certidão de Óbito em anexo (doc. ....), em data de .... de .... de ...., faleceu .... (qualificação), definindo como herdeiros os filhos, ...., .... e ....

DOS HERDEIROS

A de cujus deixou os seguintes herdeiros:

  • .... (qualificação);
  • .... (qualificação), casado sob o regime de .... com .... (qualificação);
  • .... (qualificação), casada sob o regime de .... com .... (qualificação).

DO BEM A INVENTARIAR

A de cujus legou como bem um único imóvel a inventariar, de acordo com o exposto abaixo:

  • .... (descrição do bem) (doc. .... em anexo)

Valor estimado : ....

DA PARTILHA

Os herdeiros, maiores de idade e capazes, concordaram em dividir o bem em três partes iguais, correspondendo, a cada um, 1/3 (um terço) do imóvel objeto do atual Plano de Partilha, em anexo, outorgando, completamente, inteira responsabilidade pelas confrontações e detalhes do imóvel, conforme permitido pelo art. 21, § 1º do Provimento 260 da CRJ.

DA JUNTADA DE DOCUMENTOS

Requisita, a partir deste momento, arrolar as certidões negativas de Impostos Federais e Estaduais da de cujus e dos herdeiros, como também do espólio, além das negativas de impostos municipais.

DOS REQUERIMENTOS

Logo, reivindica que Vossa Excelência designe o herdeiro .... como inventariante, e que também lhe seja dada procedência e capacidade para realizar todos os atos que por ventura se façam necessários para que o feito ocorra perfeitamente, cumprindo ao inventariante zelar o bem do espólio, a priori.

Em função do alegado, pleiteia a homologação, através de sentença, o plano de partilha em anexo, para que efetuem-se seus jurídicos e legais efeitos.

Requisita ainda seja determinada a expedição do competente formal de partilha, para as providências legais que se fizerem necessárias.

Desde já, requer-se a desistência do prazo de trânsito em julgado, com a imediata expedição do formal de partilha antes requerido.

Dá-se à causa o valor de ....

Nestes termos,

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

..................
Advogado OAB/....

Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedeshttps://juristas.com.br/
Redator freelancer com 2 anos de experiência na área.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso contra multa por desacato à autoridade de trânsito

1. Mal-entendido na Comunicação: Alego que houve um mal-entendido durante a interação com o agente de trânsito, onde palavras ou ações podem ter sido interpretadas de forma equivocada. Refuto a acusação de desacato e sustento que minha intenção era de cooperar e esclarecer a situação de maneira respeitosa e adequada.

Modelo de defesa prévia para contestação de multa por farol desligado

1. Funcionamento Temporário dos Faróis: Alego que no momento da autuação, os faróis do veículo estavam temporariamente desligados devido a um mal funcionamento momentâneo, que foi corrigido imediatamente após a notificação. Anexo documentação de uma oficina mecânica [Nome da Oficina], datada de [Data], que comprova a ocorrência de uma falha elétrica breve e sua subsequente reparação.

Modelo de Recurso para contestação de penalidade por infração ambiental

1. Inexistência de Dano Ambiental: Argumento que não houve efetivo dano ambiental conforme alegado no auto de infração. Solicito uma reavaliação técnica do suposto impacto, apresentando, para isso, relatório de avaliação ambiental realizado por especialista em [Data do Relatório], que conclui que [Breve Descrição das Conclusões do Relatório].

Modelo de Recurso para revisão de multa por não usar luzes de rodagem diurna

1. Funcionamento Adequado das Luzes de Rodagem Diurna: Argumento que, no momento da autuação, as luzes de rodagem diurna do meu veículo estavam devidamente acesas. A ocorrência de um possível mau funcionamento pontual ou erro de observação por parte do agente de trânsito deve ser considerada. Anexo documentos e testemunhos que comprovam o correto funcionamento do sistema de iluminação do veículo na data mencionada.