Advogado lança livro sobre Direito Desportivo em Portugal

Data:

Advogado lança livro sobre Direito Desportivo em Portugal | Juristas

O advogado Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga, sócio do escritório Corrêa da Veiga Advogados, lançou em Lisboa (Portugal)  o livro “Manual de Direito Desportivo”, pela Editora LTr. O lançamento da obra aconteceu no I Encontro Internacional de Autores Alunos do IURJ.

O livro tem o prefácio escrito pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, e é destinado a advogados, juízes, membro do Ministério Público e da Justiça Desportiva, bem como estudantes e todos que pretendam aprofundar o conhecimento na legislação trabalhista desportiva.

Na obra, com 352 páginas, o autor trata de como as questões do contrato de trabalho do atleta profissional são resolvidas pela Justiça do Trabalho. De acordo com o advogado Maurício de Figueiredo, temas enfrentados cotidianamente pelos Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho, como a atividade desempenhada pelo menor, independência e autonomia dos contratos de trabalho de atletas, negociação coletiva em matéria trabalhista-desportiva, utilização do direito de imagem como forma de camuflar o pagamento de salário, direito de arena para os participantes do espetáculo e a responsabilidade civil dos dirigentes desportivos, entre outros, são abordados no livro.

A obra, a terceira lançada pelo advogado, trata de como as questões do contrato de trabalho do atleta profissional são resolvidas pela Justiça do Trabalho. “Esta foi a razão da elaboração desta obra, que tem por finalidade investigar e debater temas que são enfrentados cotidianamente pelos Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho, dentre eles, a atividade desempenhada pelo menor, independência e autonomia dos contratos de trabalho de atletas, negociação coletiva em matéria trabalhista-desportiva, utilização do “direito de imagem” como forma de camuflar o pagamento de salário, direito de arena para os participantes do espetáculo e a responsabilidade civil dos dirigentes desportivos”, explica Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga.

 

SOBRE O AUTOR:

Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga - é advogado, sócio do Corrêa da Veiga Advogados, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB do Distrito Federal, secretário-geral da Comissão de Direito Desportivo da OAB Federal e membro da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD). É autor dos livros “A evolução do futebol e das normas que o regulamentam: aspectos trabalhista-desportivos” e “Temas atuais do Direito Desportivo”, ambos pela LTr Editora.

 

 Ficha técnica: 

 Livro: Manual de Direito do Trabalho Desportivo

Autor: Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga

Editora: LTr

Quantidade de páginas: 352

Prefácio: Ministro João Oreste Dalazen

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Passo a Passo para Obter a Cidadania Portuguesa Sozinho

- Atribuição: Essa forma é mais direta e geralmente aplicável a filhos e netos de cidadãos portugueses. Se você é filho(a) de um cidadão português ou tem um avô ou avó português, pode ter direito à nacionalidade por atribuição. Para netos, além da descendência, é necessário demonstrar uma ligação efetiva à comunidade portuguesa, o que pode incluir conhecimento da língua portuguesa e visitas regulares ao país.

A Importância do Dicionário Jurídico do Portal Juristas

Quando se fala em compreensão e aplicação corretas do léxico jurídico, o acesso a um dicionário especializado, como o disponibilizado pelo Portal Juristas, torna-se fundamental. Neste artigo, exploraremos a importância desse recurso e como ele contribui para a precisão e eficácia do trabalho no campo do Direito.

Que tipos de visto existem na Espanha ?

Tipos de Visto para a Espanha em 2024: Um...

ETIAS: Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem

- Sistema eletrônico que permitirá que cidadãos de países isentos de visto para a Europa solicitem uma autorização online antes de viajar. - O objetivo é melhorar a segurança das fronteiras externas da Europa.