ADI interroga lei de Santa Catarina que exige que concessionárias informem a existência de débitos vencidos na fatura

Data:

Lei que obriga a presença de informações sobre débitos vencidos nas faturas de água e luz entra em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF)

A Lei 17.108/2017, do estado de Santa Catarina, que exige que as concessionárias de água e luz informem débitos antigos nas faturas, está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). O governador do Estado, João Raimundo Colombo, é o autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5868.

Argumentos do governador de Santa Catarina

Na opinião do governador, o artigo 21, inciso XII, alínea ‘b’ da Constituição Federal, afirma que é uma competência da União a exploração, direta ou mediante uma concessão, dos serviços e instalações de energia elétrica. Já de acordo com o artigo 30, inciso I, os municípios são responsáveis por legislar sobre assuntos que são relativos ao interesse local.

De acordo com a análise de Colombo, por mais que a norma estadual tenha sido criada com um bom propósito, e não com o intuito de ser prejudicial, ela resultou na constituição de uma obrigação às concessionárias de serviços públicos da União e também dos municípios.

Isso vai contra o artigo 1º da Constituição Federal, que afirma que o Brasil é uma república Federativa cujos entes federados são autônomos, ou seja, não podem ter suas competências invadidas ou invadir os outros entes.

A solicitação do governador ao STF, por meio de uma medida cautelar, é que a eficácia da Lei estadual 17.108/2017 seja suspensa e que ela seja declarada inconstitucional. O ministro Dias Toffoli é o relator da ação citada.

Você também vai gostar: Defensoria Pública atende em novo prédio em São Paulo

Fonte oficial: STF

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Bruno Dantas formaliza renúncia ao cargo de ministro do TCU e abre caminho para indicação de Rodrigo Pacheco

O ministro Bruno Dantas formalizou sua renúncia ao cargo no Tribunal de Contas da União (TCU), com saída prevista para 9 de setembro. A vaga, destinada à indicação do Senado Federal, deverá ser disputada politicamente e o nome de Rodrigo Pacheco ganhou força para assumir o posto. A mudança ocorre em meio à reaproximação entre o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e às articulações do Congresso antes das eleições de 2026.

Governo cria regras para combater cambismo digital e ampliar proteção de consumidores em eventos

O governo federal regulamentou a venda, a revenda e a transferência de ingressos pela internet com medidas destinadas a combater o cambismo digital, ampliar a transparência e proteger direitos dos consumidores. A regulamentação estabelece regras para filas, meia-entrada, taxas, revenda, transferência e reembolso. Outro decreto determina a disponibilização gratuita de água potável em eventos culturais, com regras específicas para eventos com mais de mil pessoas.

Tribunal do Júri condena corintiano por matar esposa palmeirense após discussão

O Tribunal do Júri condenou o empresário Leonardo Souza Ceschini a 13 anos e 24 dias de prisão, em regime fechado, pela morte da esposa, Érica Fernandes Alves Ceschini, ocorrida em 2021. A vítima foi atingida por oito golpes de faca após uma discussão relacionada à rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. Os jurados reconheceram o feminicídio, o emprego de meio cruel e o aumento de pena pelo fato de o crime ter ocorrido na presença dos filhos do casal. A defesa informou que pretende recorrer da decisão.

Júri condena homem acusado de orquestrar assassinato do rapper Tupac Shakur

Resumo: Duane “Keffe D” Davis, de 63 anos, foi considerado culpado por um júri de Las Vegas por participação no assassinato do rapper Tupac Shakur, ocorrido em 1996. A acusação sustentou que Davis organizou a ação e estava no veículo de onde partiram os disparos, enquanto a defesa questionou a existência de provas independentes. Davis poderá ser condenado à prisão perpétua, e o caso ainda poderá ser objeto de recursos

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo