A 3ª Vara Criminal do TJDFT condena réu por ataque de ransomware ao STJ e BRB

Data:

hacker
Créditos: TheDigitalArtist / Pixabay

Um dos réus acusados de realizar um ataque de ransomware contra o Banco de Brasília (BRB) foi condenado a 10 anos de prisão pela 3ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT). O crime ocorreu entre setembro e outubro de 2022.

A Delegacia Especializada de Combate a Crimes Cibernéticos de Brasília, ao prender um dos acusados em uma operação denominada 'Black Hat', revelou que o mesmo ransomware foi utilizado em ataques contra o Superior Tribunal de Justiça, o governo do Distrito Federal, o Tribunal de Justiça do DF e um hospital particular em Taguatinga, também no DF.

No caso do BRB, os criminosos sequestraram dados e exigiram o pagamento de 50 bitcoins, o equivalente a R$ 5,27 milhões na época. O banco, contudo, não cedeu à extorsão e denunciou o crime às autoridades.

De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal, o réu condenado está foragido. Já o segundo réu confessou o crime, firmou acordo de delação premiada e, segundo a promotoria, "atualmente aplica seus conhecimentos em informática auxiliando o Ncyber/MPDFT no monitoramento e combate a sites fraudulentos na internet".

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...