Adolescente é autorizada a realizar Exame Supletivo de Conclusão do Ensino Médio para se matricular em universidade

Data:

concurso público
Créditos: Tevarak | iStock

A 1ª Vara da Comarca de Assú, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), concedeu em tutela de urgência a autorização para uma adolescente de 17 anos realizar o Exame Supletivo de Conclusão do Ensino Médio. A decisão contraria a regra que estipula a idade mínima de 18 anos para realizar o exame. A jovem buscava garantir a oportunidade de usar o Certificado de Conclusão para se inscrever em um curso de nível superior.

A estudante concluiu o 3º ano do Ensino Médio no curso técnico de Informática do IFRN de Ipanguaçu e obteve uma nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que superou a média de corte dos últimos três anos nos cursos de Medicina da UFRN e UFERSA.

ensino superior
Créditos: Zhang Shu | iStock

Entretanto, devido à natureza do curso técnico, que tem duração de quatro anos, a jovem não conseguiria obter o diploma a tempo para as matrículas nas universidades. Ao buscar a Comissão Permanente de Exames Supletivos, foi informada de que não poderia realizar o exame por ser menor de idade.

A decisão da magistrada determina que a Secretaria Estadual de Educação e a Comissão Permanente de Exames Supletivos cumpram imediatamente a determinação, permitindo que a adolescente realize o exame. Em caso de descumprimento, foi estabelecida uma multa diária de R$ 1.000,00, limitada a R$ 30 mil.

Adolescente é autorizada a realizar Exame Supletivo de Conclusão do Ensino Médio para se matricular em universidade | Juristas
Créditos: Billion Photos/Shutterstock.com

A urgência da decisão se baseia na possibilidade de prejuízos irreparáveis à adolescente, que poderia perder o prazo de matrículas nas universidades em que concorreu no Sistema de Seleção Unificado (SISU).

Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!

Modelo de contrato de prestação de serviços de Delivery para Restaurantes e Lanchonetes

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de delivery, pela Contratada, para o transporte e entrega dos produtos alimentícios do Contratante aos seus clientes, conforme as especificações e necessidades do Contratante.