American Airlines processa Skiplagged acusando o site de viagens de ser uma 'isca e troca' clássica

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A American Airlines entrou com uma ação contra Skiplagged.com na quinta-feira. A ação ocorre um mês após a companhia aérea ganhar as manchetes por punir um adolescente por tentar usar a técnica de skiplag.

Tanto a United Airlines quanto a Southwest Airlines já processaram o Skiplagged.com no passado.

A American Airlines está cansada do Skiplagged.com.

A transportadora sediada no Texas entrou com uma ação na quinta-feira contra o site, um serviço de busca de tarifas que ajuda as pessoas a reservarem "passagens skiplag", ou voos com a cidade de escala pretendida como destino.

A ação, apresentada em um tribunal federal do Texas, acusa o Skiplagged de enganar os viajantes ao vender voos da American Airlines sem um acordo de agência adequado, colocando os bilhetes em risco imediato de invalidação. Também acusou o site de violação de direitos autorais por usar os logotipos da American.

"Muitas das tarifas exibidas no site Skiplagged são mais altas do que o consumidor pagaria se simplesmente comprasse uma passagem no site da American ou através de um agente autorizado real", diz a ação. "É uma isca e troca clássica: atrair consumidores com a promessa de tarifas secretas e vender a passagem por um preço mais alto."

A companhia aérea busca uma medida cautelar para impedir que o site use os logotipos da American ou publique qualquer informação tarifária sobre seus voos, bem como indenizações.

O Skiplagged.com não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A ação vem cerca de um mês após a American punir um adolescente por tentar usar skiplag em um voo da Flórida para Nova York via sua casa em Charlotte. Seu documento da Carolina do Norte denunciou-o ao agente de portão.

Segundo o pai do adolescente, a American rapidamente baniu o jovem de 17 anos de voar na companhia aérea por três anos porque ele quebrou suas regras.

Embora a American tenha expressado abertamente seu desprezo por bilhetes de cidade oculta, não é a única empresa a confrontar o Skiplagged.

Em 2014, a United Airlines e a Orbitz processaram o site um ano após seu lançamento, acusando o fundador Aktarer Zaman de "concorrência desleal" e "comportamento enganoso".

Depois, a Southwest Airlines processou o Skiplagged em 2021 depois que mostrou os preços dos bilhetes da companhia aérea.

Na denúncia, os advogados da Southwest disseram que o site não está autorizado a "exibir tarifas da Southwest ou vender voos da Southwest".

Ambos os processos foram ou desconsiderados ou resolvidos após longas batalhas judiciais. O caso da United foi eventualmente descartado porque foi apresentado em Chicago e Zaman morava em Nova York, enquanto a Southwest e Skiplagged chegaram a um acordo fora do tribunal em junho de 2023.

Por que as companhias aéreas odeiam tanto o skiplagging?

Para muitas pessoas, skiplagging é a mesma coisa que não comer o seu acompanhamento de batatas fritas ou sair do cinema no meio de um filme. Outros dizem que as companhias aéreas são, na verdade, as que criam o problema porque seus preços violam as leis básicas da geometria.

No entanto, quase todas as transportadoras proíbem a compra de bilhetes de cidade oculta em seu contrato de transporte - aquele documento irritante que você concorda ao comprar uma passagem aérea - porque veem isso como uma trapaça.

As companhias aéreas precificam os bilhetes pelo que acham que as pessoas pagarão, então cobram mais por um voo direto mais conveniente do que por uma escala em uma cidade hub.

Mas, se alguém compra o voo com uma parada mais barato sem intenção de pegar a segunda etapa, isso pode impactar a receita. A United Airlines e a agência de reservas Orbitz acusaram o Skiplagged de lhes custar $75,000 em seu processo de 2014.

A American vai além nas preocupações, dizendo ao Insider que "qualquer pessoa que conscientemente ou inconscientemente" use a técnica de cidade oculta pode causar "problemas operacionais com bagagens despachadas e impedir que outros clientes reservem um assento quando possam ter uma necessidade urgente de viajar".

"Criar intencionalmente um assento vazio que poderia ter sido usado por outro cliente ou membro da equipe é um resultado ruim em todos os sentidos", disse a empresa.

No entanto, nem todos concordam.

No caso do adolescente, o COO do Skiplagged, Dan Gellert, disse ao Insider que a American não deveria poder bani-lo da companhia aérea porque tem um "monopólio" em Charlotte.

"A American detém 90% da participação de mercado de entrada e saída de Charlotte", disse ele. "Quando você controla o fornecimento, pode controlar os preços."

O aeroporto confirmou o número de Gellert, informando ao Insider na sexta-feira que a American detinha 90% do mercado entre suas operações principais e regionais nos primeiros seis meses de 2023.

De acordo com o relatório financeiro do aeroporto de 2022, a American controlava 92% dos embarques no ano passado. "A American efetivamente proibiu [o adolescente] de viajar principalmente saindo de Charlotte - e viajar em geral, menos os poucos destinos oferecidos por outras companhias aéreas", disse Gellert ao Insider.

(Com informações de Taylor Rains e  do Business Insider)

 

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