CJF firma termo de cooperação com o CNJ e a Caixa para integração de dados do DPVAT

Data:

Ministro do STJ Humberto Martins
Créditos: Reprodução Youtube do Migalhas

Na última terça-feira (15), o presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, assinou um termo de cooperação técnica com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Caixa Econômica Federal (CEF), referente ao seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, o DPVAT. O objetivo é garantir maior celeridade e eficiência a processos que versam sobre o assunto na Justiça, em especial no âmbito da Justiça Federal.

O ministro Humberto Martins, presidente do CJF, garantiu a conservação da proteção dos dados e a segurança das informações que serão disponibilizadas. Segundo ele, “O efeito é imediato: a melhoria do desempenho do Judiciário nos processos envolvendo o DPVAT. Haverá mais eficiência e efetividade nos processos judiciais que tratam desta matéria na Justiça Federal”, afirmou o presidente do CJF.

correntista caixa
Créditos: diegograndi | iStock

Martins enfatizou que, “A tecnologia deve ser utilizada como um instrumento para aproximar ainda mais o juiz do cidadão, facilitando o acesso e propiciando mais celeridade e transparência na tutela dos direitos fundamentais”.

O presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, exaltou a importância da implementação de tecnologias no âmbito da Justiça, como é o caso da PDPJ-Br. “A Plataforma Digital do Poder Judiciário consiste em uma importantíssima ferramenta tecnológica para a governança da jurisdição digital, que tem por escopo implementar a interligação dos vários sistemas eletrônicos de todo o País, para que haja uma uniformidade no processamento eletrônico na gestão do processo judicial eletrônico”, declarou.

O ministro Luiz Fux enalteceu a colaboração do CJF e da CEF com o CNJ, e também elencou os benefícios que a cooperação técnica trará ao Poder Judiciário: “Eu destaco a relevância desta parceria, visto que a integração do sistema promovida pela cooperação ora ajustada terá inequívocos rumos a uma prestação jurisdicional mais digital, célere e efetiva”.

DPVAT - Seguro Obrigatório
Créditos: SARINYAPINNGAM / iStock

Já o presidente da CEF, Pedro Duarte Guimarães, agradeceu a cooperação e sinalizou a relevância do compartilhamento dos dados para a instituição. “Esta iniciativa é muito eficiente e permite também uma redução de despesas da Caixa, o que significa um benefício para a população brasileira. Hoje, nós temos um equilíbrio nos pagamentos na Caixa Federal, o que significa que não há necessidade de se cobrar o DPVAT da sociedade, e com esta parceria mediante a Justiça, nós teremos uma melhora ainda maior dos potenciais casos”, evidenciou o dirigente.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.