Companhia Aérea é condenada a pagar compensação por extravio de bagagem com peixes e frutos do mar

Data:

Empresa Aérea
Créditos: stockphoto mania / Shutterstock.com

A Flair Airlines, uma companhia aérea de baixo custo do Canadá, foi condenada a pagar uma compensação de 780 dólares a um passageiro cuja mala, cheia de peixes e frutos do mar, foi extraviada pela companhia durante cinco dias, resultando na deterioração dos alimentos.

Brian Vu, natural da Colúmbia Britânica, havia embalado em sua mala de viagem carnes de caranguejo, bolinhos de peixe, pepinos do mar e raiz de dente-de-leão. No entanto, quando a mala não foi entregue, os alimentos rapidamente se estragaram, deixando Vu com uma mala cheia de peixes podres.

A companhia aérea rejeitou o pedido de indenização de Vu, que então processou a Flair. Um juiz do Tribunal de Resolução Civil da Colúmbia Britânica decidiu a favor de Vu.

Vu tinha viajado com a Flair Airlines da Colúmbia Britânica para Ontário em 6 de novembro de 2022 e pagou para despachar duas malas, ao custo de 72,45 dólares por mala. Quando chegou a Ontário, no entanto, apenas uma mala apareceu.

Companhia Aérea é condenada a pagar compensação por extravio de bagagem com peixes e frutos do mar | Juristas
Fresh cod and salmon on ice for sale at Billingsgate Fish - Market in Poplar in London -
Autor
VictorHuang

Após cinco dias, a Flair conseguiu localizar a mala perdida e a devolveu a Vu. No entanto, todos os frutos do mar já estavam deteriorados nesse ponto.

A Flair alegou ao juiz que proíbe especificamente os passageiros de embalar itens perecíveis em suas malas despachadas e, portanto, não poderia ser responsabilizada. No entanto, a companhia aérea concordou em reembolsar a taxa de despacho da bagagem de Vu, em conformidade com as leis canadenses de proteção ao consumidor.

O juiz aplicou uma regra do Artigo 17 da Convenção de Montreal, que dá aos passageiros o direito de reivindicar compensação caso sua bagagem seja danificada. Apesar da Flair argumentar que não danificou fisicamente a mala, o juiz decidiu que a companhia era responsável por qualquer dano à mala ou a seu conteúdo enquanto estivesse sob sua responsabilidade.

Além do reembolso da bagagem despachada, Vu recebeu 594,45 dólares para cobrir o custo dos frutos do mar estragados, 150 dólares em taxas e 35,77 dólares de juros.

Com informações de Aeroin.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.