STF invalida lei do RJ que obrigava operadoras a manter sinal de celular em túneis e metrô

Data:

metrô de São Paulo
Créditos: Samuel Azambuja Kochhan |

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão unânime para invalidar uma lei do Estado do Rio de Janeiro que impunha às operadoras de telefonia móvel e internet a obrigação de manter sinal em passagens subterrâneas de trânsito, incluindo túneis, trens e metrôs. A medida foi contestada pela Associação das Operadoras de Celulares (Acel), argumentando que a lei estadual violava a competência da União em legislar sobre telecomunicações e serviços afins.

A Lei estadual 9.925/2022, alvo da contestação, foi considerada inconstitucional pelo STF devido à sua interferência indevida em serviços públicos de competência material e legislativa privativa da União. Embora a Corte reconheça a validade de leis estaduais relacionadas à proteção do consumidor nos serviços de telefonia e internet, o tribunal considerou que a referida lei extrapolou os limites ao abordar questões próprias dos serviços de telecomunicações, como regulamentação do acesso à rede e imposição de ajustes técnicos e operacionais.

STF invalida lei do RJ que obrigava operadoras a manter sinal de celular em túneis e metrô | Juristas
fonte: Nanduti

No voto condutor do julgamento, o ministro Alexandre de Moraes relator da (ADI 7404) destacou que as interferências da lei estadual afetavam diretamente o contrato de concessão entre as operadoras e o poder público concedente, que é a União.

Embora a proteção e defesa do consumidor sejam legítimas, no caso em questão, a lei estadual ultrapassou os limites do equilíbrio nas relações de consumo ao adentrar em áreas reguladas pelo governo federal.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.