PGR recorre ao STF para restringir novamente apreensões de menores nas praias do Rio

Data:

PGR recorre ao STF para restringir novamente apreensões de menores nas praias do Rio | Juristas
Procurador-geral da República, Paulo Gonet
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou hoje (5) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) buscando restabelecer a proibição de apreensão de menores nas praias do Rio de Janeiro, a menos que seja em flagrante.

A ação do PGR visa a imediata suspensão da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que revogou a proibição de apreensão de menores durante a Operação Verão, que intensificou o patrulhamento nas praias cariocas.

Para Gonet, "ao suspender integralmente a liminar concedida na ação civil pública, a decisão do TJRJ não garantiu, porém, o direito de crianças e adolescentes de não serem submetidos a apreensões fora das hipóteses legais".

O procurador ressaltou que o STF já se manifestou no sentido de que as apreensões de crianças e adolescentes não podem ser realizadas indiscriminadamente.

A posição do PGR coincide com a da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que também recorreu ao STF com o mesmo propósito. Os Ministérios Públicos estadual e federal também subscreveram o documento.

Operação verão

Desde setembro, a Operação Verão, uma parceria entre a prefeitura e o governo estadual, reforçou o policiamento na região, abordando suspeitos que são levados para averiguação na delegacia mais próxima. Jovens pobres e negros são retirados dos ônibus para verificações, mesmo sem mandado de apreensão, sendo impedidos de ir à praia e levados para centros, de onde só podem ser retirados pelos pais.

Em 15 de dezembro, a 1ª Vara da Infância determinou a proibição da apreensão de menores sem mandados ou crimes em flagrante, mas a medida foi revogada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Rodrigues Cardozo, em menos de 24 horas.

Com informações do G1.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.